A traição da memória na “autobiografia de uma sobrevivente do Holocausto”

Autores

  • Mírian Sumica Carneiro Reis UFRJ

Resumo

Quando Alain Resnais apresenta as atrocidades ocorridas no campo de extermínio de Auschwitz em seu filme Noite e neblina (1955), realizado a partir de imagens reais (feitas clandestinamente por soldados alemães), com o intuito de “desmascarar” a propaganda nazista de que os campos eram prisões que atendiam aos direitos humanos, o que ele consegue, principalmente, é provocar um choque de sentidos que pode conduzir à descrença. Representar o irrepresentável a partir de uma fidedignidade imagética é impossível e um provável resultado de tal tentativa é de suscitar a desconfiança, o expectador é levado a crer “isto não pode ser real”, “não pode ter havido violência assim”. A estética do choque fere a sensibilidade e embota a reflexão, afinal, é mais fácil não pensar, não rever, não sentir o horror que, por se destacar, acaba tornando-se ainda mais silenciado.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz : o arquivo e a testemunha (Homo Sacer III). Tradução: Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008. (Estado de Sítio).

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém -- um relato sobre a banalidade do mal. Tradução: José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BACHELARD, Gaston. A dialética da duração. Tradução: Marcelo Coelho. São Paulo: Ática: 1988.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994 (Obras escolhidas, v. 1).

BRANCO, Lúcia Castello. A traição de Penélope. São Paulo: Annablume, 1994.

BRAUNSTEIN, Néstor A. Memoria y espanto o el recuerdo de infância. Ciudad de Mexico: Siglo Veintiuno Editores, 2008.

BUTLER, Judith. Dar cuenta de sí mismo. Violencia ética y responsabilidade. Buenos Aires/Madrid: Amarrortu Editores, 2003.

FREUD, Sigmund. Recordar, repetir, elaborar (novas recomendações sobre a técnica da psicanalise II). In:______. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Comentários e notas de James Strachey; em colaboração com Anna Freud; assistido por Alix Strachey e Alan Tyson. Traduzido do alemão e do inglês sob a direção geral de Jayme Salomão. Volume XII. Rio de Janeiro: Imago 1996a.

______. Romances familiares. In:______. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Comentários e notas de James Strachey; em colaboração com Anna Freud; assistido por Alix Strachey e Alan Tyson. Traduzido do alemão e do inglês sob a direção geral de Jayme Salomão. Volume IX Rio de Janeiro: Imago 1996b.

______. Luto e melancolia. In: ______. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Comentários e notas de James Strachey; em colaboração com Anna Freud; assistido por Alix Strachey e Alan Tyson. Traduzido do alemão e do inglês sob a direção geral de Jayme Salomão. Volume XIVRio de Janeiro: Imago 1996c.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

HOLDERIEND, Michaela. Defragmentação e recomposição. Sobre a problemática da identidade judaico-alemã na literatura autobiográfica de sobreviventes. O Caso Goldschmidt. In: GALLE, Helmut et al. (org.). Em primeira pessoa: abordagens de uma teoria da autobiografia. São Paulo: Annablume; FAPESP; FFLCH, USP, 2009.

KLÜGER, Ruth. Verdade, mentira e ficção em autobiografias e romances autobiográficos. In: GALLE, Helmut et al. (org.). Em primeira pessoa: abordagens de uma teoria da autobiografia. São Paulo: Annablume; FAPESP; FFLCH, USP, 2009.

KLÜGER, Ruth. Paisagens da memória: autobiografia de uma sobrevivente do Holocausto. Tradução: Irene Aron. São Paulo: Ed. 34, 2005.

LEJEUNE. Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Tradução: Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

SARTRE, Jean-Paul. O Ser e o Nada -- ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução: Paulo Perdigão. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

SELIGMANN-SILVA. Márcio. O testemunho para além do falocentrismo: pensando um outro paradigma. In: GALLE, Helmut et al. (org.). Em primeira pessoa: abordagens de uma teoria da autobiografia. São Paulo: Annablume; FAPESP; FFLCH, USP, 2009.

STAROBINSKI, Jean. El estilo de la autobiografia. In: ______. La relación critica (Psicoanálisis y literatura). Madrid: Taurus, 1970.

Downloads

Publicado

2017-04-02