Paris, Viena: dois espectros de uma sociedade em crise
Résumé
Tendo o livro Tragédia Moderna como ponto de partida, e tomando as inquietações de Raymond Williams como minhas, tenciono iniciar, através do confronto com um texto de Arthur Schnitzler, uma discussão sobre a permanência da tragédia na modernidade. Em um capítulo fundamental para a compreensão da obra, “Tragédia e Revolução”, Williams vê a revolução como um fenômeno por si só trágico.Références
KOSIK, Karel. O século de Grete Samsa: sobre a possibilidade ou a impossibilidade
do trágico no nosso tempo. Rio de Janeiro: UERJ, 1995, p. 23-3.
WILLIAMS, Raymond. Tragédia moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002, p. 89.
KOSIK, p. 12.
WILLIAMS, R. p. 91.
Ibidem, p. 96.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 1976, p. 66-7.
WILLIAMS, R. p. 98.
Ibidem, p. 117.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Ática, 1985, p. 75.
SCHNITZLER, Arthur. Anatol y A la cacatua verde. Madrid: Colección
contemporanea, 1921, p. 139.
Ibidem, p. 132.
Téléchargements
Publiée
2017-04-04
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).