Os sete ensaios de Mariátegui e os rios profundos de arguedas: tensões do processo da literatura no Peru
Abstract
Este ensaio busca discutir como as ideias de José Carlos Mariátegui sobre o processo da literatura no seu país, reunidas no livro Siete ensayos de interpretación de la realidad peruana, e mais especificamente sobre a questão do indigenismo e da representação da região peruana dos Andes, poderão ser reconhecidas, trinta anos mais tarde, no romance Los ríos profundos, de José María Arguedas. Arguedas é tratado pela crítica literária como representante do que seria chamado de neoindigenismo no seu país e um dos escritores peruanos de maior alcance e prestígio no século XX. Defendo, neste trabalho, que esta relação não se dá de maneira mecânica e tampouco ocorre, toda ele, de forma consciente – trata-se, em primeiro plano, de consequências naturais do desenvolvimento da literatura peruana, de características e artifícios narrativos que acabam por se encontrar no romance publicado em 1958.
Palavras-chave: José Carlos Mariátegui; José María Arguedas; literatura latino-americana.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).