A FENOMENOLOGIA JURÍDICA E O DIREITO INTERNACIONAL

Autori

Parole chiave:

Fenomenologia, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Direitos Humanos.

Abstract

a dinâmica do Direito se instala não apenas a partir das relações humanas e sociais enquanto ponderada composição do conflito.  Seu rigor teórico requer uma recorrente pergunta sobre os fundamentos e o sentido que leva o jurista ao seu juízo de realidade e de valor em uma sociedade marcada pela fragmentação, em especial, a sociedade contemporânea, diante também das interrogações do papel do Estado, e assim, indagando-se sobre as suas bases de construção, que não se furtam ser, com razão, fenomenológicas, a fim de apresentarem reflexão, e até mesmo alternativa fática, viável, comprometida com a justiça, que se invoca nos termos de uma importante e recorrente expressão fenomenológica de Edmund Husserl, retomada por autores recentes como Jürgen Habermas – mundo da vida ou Lebenswelt– para repensar e refazer estruturas, conceitos e categorias em vias reconfiguração das relações e do pensamento jurídico, sobre tal mundo e tais relações, sobre os quais se debruça com latência e com sensível preocupação com o cenário internacional nas particularidades de sua amplitude e nas fragilidades das especificidades.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Getúlio Nascimento Braga Junior, Universidade Candido Mendes Universidade Estácio de Sá IBMEC

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2012); Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2007); Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2007). Graduado em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF - 2000). É pesquisador integrante do Seminário de Filosofia Jurídica e Política IFCS/UFRJ sob o tema Fenomenologia da Justiça, do Direito e do poder - A questão dos fundamentos, atualmente em convênio com a EMARF/TRF 2a Região. Atua no magistério, pesquisa e extensão.   É professor dos Cursos de Direito da Universidade Candido Mendes (UCAM), Universidade Estácio de Sá (UNESA) e do IBMEC (RJ).  É professor Convidado da Escola Judiciária do TRT 1a Região. É membro da Comissão Permanente de Filosofia do Direito do IAB. Lecionou no Centro Universitário Volta Redonda (UNIFOA) e na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).  É pesquisador do Programa Institucional de Pesquisa e Produtividade da UNESA e Orienta pesquisa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica na Universidade Estácio de Sá (PIBIC/UNESA). É pesquisador Orientador de Iniciação Científica UNESA/FAPERJ. É líder do Grupo de Pesquisa A Sociedade Civil e o Estado de Direito: Mutações e Desenvolvimento no CNPq (IBMEC). Integra como pesquisador os Diretórios de Grupo de Pesquisa CNPq: Jurisdição, Constituição e Processo (UFF) e Justiça, poder e relações éticas na contemporaneidade (UNICEUMA).

Riferimenti bibliografici

AMARAL, Francisco. Introdução ao Direito Civil. Rio de Janeiro: Ed Renovar, 2005.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Cosntitucional Contemporâneo. Ed. Saraiva: São Paulo, 2010.

FORTE, Bruno. Á escuta do outro. Trad. Mário José Zambiasi. São Paulo: Paulinas, 2003.

FREITAS, Augusto Teixeira. Esboço de Código Civil. Ed Laemmert: Rio de Janeiro, 1861.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão. Ed Revista dos Tribunais: São Paulo, 2010.

HUSSERL, Edmund. Investigações lógicas: prolegômenos à lógica pura. Trad. Diogo Ferrer. Ed: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa: Lisboa, 2005.

HUSSERL, Edmund. La crise des sciences européennes et la phénomelogie transcendentale. Trad. Gérard Granel. Ed. Gallimard: Paris, 2004.

MAZZUOLLI, Valério de Oliveira. Direito Internacional Público. 6 ed., São Paulo: RT, 2013.

MELLO, Celso de Albuquerque. Curso de Direito Internacional Público – 14ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

MIRANDA, Pontes de. Tratado de Direito Privado. Ed. Borsoi: Rio de Janeiro, 1957.

RÁO, Vicente. O Direito e a Vida dos direitos. Ed. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2004.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. Trad. Maria Ermantina Galvão. Martins Fontes: São Paulo, 2005.

VARELLA D., Marcelo. Direito Internacional Público. Ed Saraiva: São Paulo.

WOLKMER, Antonio Carlos; VERAS NETO, Francisco Q.; LIXA, Ivone M. (Orgs). Pluralismo jurídico: os novos caminhos da contemporaneidade. Ed Saraiva: São Paulo, 2010.

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-12-23

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS