LUTAS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS: RESISTÊNCIA À OPRESSÃO E DESOBEDIÊNCIA CIVIL EM NORBERTO BOBBIO, HANNAH ARENDT E HENRY THOREAU

Autores

Palavras-chave:

resistência à opressão, desobediência civil, direitos humanos, Norberto Bobbio, Hannah Arednt, Henry Thoreau.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral o estudo da resistência à opressão e da desobediência civil como propostas de lutas sociais e representativas de direito humanos e fundamentais. Como objetivos específicos nos propomos a estudar esses elementos da resistência e da desobediência com os referenciais teóricos e metodológicos de Norberto Bobbio, Hannah Arendt  de Henry David Thoreau. Esses pensadores em várias de suas obras se dedicam a criar os preceitos teóricos e as condições políticas necessárias para que as lutas sociais organizadas possam enfrentar regimes totalitários e alcançar formas legítimas e democráticas de governos e de controles de poder do governante. A partir das ideias de outros autores da resistência e da desobediência pretendemos entender a resistência à opressão com fundamento, ex parte populi, e a desobediência civil como direitos humanos ainda que não positivados na ordem internacional ou nos sistemas jurídicos internos das nações. Dessa forma, nas lutas contra Estados totalitários ou democráticos com ações ilegítimas se torna possível a conquista de objetivos coletivos a partir das lutas sociais.

Biografia do Autor

André Luiz Valim Vieira, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Mestre em Direito pela UNESP - Universidade Estadual Paulista. Doutor em Ciências Sociais (Relações Internacionais) pela pela UNESP - Universidade Estadual Paulista. Advogado.

Referências

ACKERMAN, Peter; KRUEGLER, Cristopher. Strategic nonviolent conflict: the dynamics of people power in the twentieth century. Praeger, 1994.

AGAMBEN, Giorgio. 2007. Homo Sacer: O poder soberano e a vida nua. Tradução: Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

ARENDT, Hannah. Da violência. Tradução: Claudia Drummond Trindade. Brasília: UnB, 1985.

ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: A filosofia política e a lição dos clássicos. Tradução: Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Campus Editora, 2000.

COSTA, Nelson Nery. Teoria e realidade da desobediência civil. Rio de Janeiro: Forense,1990.

GARCIA, Maria. Desobediência Civil: Direito fundamental. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

LAFER, Celso. A Reconstrução dos Direitos Humanos: Um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

PINTO FERREIRA, Luiz. Princípios gerais do Direito Constitucional moderno, v. I. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 1983.

TEIXEIRA, José Horácio Meireles. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Forense, 1991.

THOREAU, Henry David. A Desobediência Civil. Trad. Sérgio Karam. Porto Alegre: L&PM, 1997.

VIEIRA, Evaldo. O que é desobediência civil. São Paulo: Abril

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS