CONVENÇÃO DE VIENA SOBRE DIREITO DOS TRATADOS ENTRE ESTADOS E ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: TRAMITAÇÃO LEGISLATIVA NACIONAL E VIGÊNCIA INTERNACIONAL PARA O BRASIL
Palavras-chave:
Convenção de Viena de 1986, Organizações internacionais, Incorporação ao ordenamento jurídico brasileiro.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo geral o estudo e análise o tratado internacional reconhecido como Convenção de Viena de 1986 ou Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados entre Estados e Organizações Internacionais ou entre Organizações Internacionais. Como objetivo específico pretendemos analisar o texto da referida convenção, comparando-a com a Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados, de 1969, e verificar o procedimento de internalização e vigência no ordenamento jurídico interno e internacionalmente. Para a consecução do presente trabalho utilizamos de uma pesquisa teórica e bibliográfica através dos métodos de pesquisa analítica e hipotético-dedutivo. Pretendemos assim, demonstrar as semelhanças e diferenças entre ambas convenções, além de verificar as etapas legislativas do processo de incorporação da Convenção de 1986 ao ordenamento jurídico brasileiro; e, por fim, demonstrar da possibilidade de sua aprovação e vigência nacionais independente da vigência internacional (ainda pendente), desse modo, reconhecendo internamente e com plena aplicabilidade o papel e a importância da Organizações Internacionais: sua potencialidade para firmar tratados e status de sujeitos internacionais.
Referências
BENJAMIN, Daniela Arruda. A aplicação dos atos de organizações internacionais no ordenamento jurídico brasileiro. Brasília: FUNAG, 2014.
BRAGA JUNIOR, Getúlio Nascimento. A fenomenologia jurídica e o direito internacional. INTER – Revista de Direito Internacional e Direitos Humanos da UFRJ, v. 2, n. 2, Rio de Janeiro, 2019.
CASTRO, Thales. Teoria das Relações Internacionais. 02 ed. Brasília: FUNAG, 2016.
GUERRA, Sidney. Direito Internacional dos Direitos Humanos. 02 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Curso de Direito Internacional Público. 14 ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2020.
MEDEIROS, Antonio Paulo Cachapuz de. Atualização do Direito dos Tratados. In: Desafios do Direito Internacional Contemporâneo. Brasília: FUNAG, 2007.
RAMIREZ, Manoe Becerra; VASQUEZ, Roxana Ávalos. Derecho de los tratados. Teoria e prática. Cidade do México: UNAM, 2020.
REZEK, Francisco. Direito Internacional Público: Curso elementar. 17 ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. A Nova Dimensão do Direito Internacional Público. Volume I. Brasília: Instituto Rio Branco, 2003.
TRINDADE, Vinícius Fox Drummond Cançado. Responsabilidade e imunidade das organizações internacionais: prática e desafios. Revista de Direito Internacional, Brasília, v. 18, n. 1, p. 18-43, 2021.
VARELLA, Marcelo Dias. Direito Internacional Público. 08 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.