Scine, mo arrivo! Teoria e pratica dell’inserimento di abruzzesismi nell’insegnamento dell’italiano LS

Scine, mo arrivo! Theory and practice of the inclusion of abruzzesismi in the teaching of Italian as FL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.60001/ricla.v35.n2.8

Résumé

O presente contributo visa examinar as modalidades de introdução e tratamento das variedades regionais italianas no ambito do ensino do italiano como língua estrangeira na Faculdade de Filologia da Universidade da Corunha (Galiza, Espanha). A análise debruça-se na relação existente entre o italiano padrão, as línguas minoritárias e os dialetos, atendendo especialmente ao italiano regional abrucês (IRA), ao abrucês e a uma das variantes dessa língua, o ortonese. A escolha da área abruzzesa é motivada, além de considerações didáticas e linguísticas, também pela existência de acordos Erasmus com duas universidades abruzzesas, que favoreceminterações entre aprendentes italófonos, falantes da língua galega e hispanófonos. A pesquisa aborda as implicações metodológicas ligadas à escolha de um italiano semipadrão como variedade de referência, evidenciando a necessidade de integrar no ensino e na investigação linguística uma competência sociolinguística orientada para a variação. Propõe-se uma análise contrastiva de traços morfossintáticos e semanticolexicais do italiano regional abrucês, do abrucês e do ortonese, relacionando- os com os do espanhol e do galego. Apresentam-se propostas didáticas realizadas e a realizar, com o objetivo de valorizar a diversidade linguística como recurso formativo e de promover uma educação linguística crítica e inclusiva. O objetivo principal é fornecer aos aprendentes ferramentas para uma compreensão mais profunda da complexidade linguística italiana e para o desenvolvimento de uma consciência metalinguística e sociolinguística avançada.

 

Palavras-chave: Língua Italiana. Abrucês. Ortonese. Italiano LE

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Biographie de l'auteur

Emiliana Tucci

Emiliana Tucci siè laureata in Lingue e Letterature Stranierea ll’Università degli Studi di
Perugia nel 2005. Nel 2013 ha ottenuto il dottorato di ricercapress ol’Universidade da
Coruña con una tesi sulla partecipazione nominale in italiano e in spagnolo e dal 2010 è docente
di Italiano come lingua straniera nello stesso ateneo. I suoi principali temi diricerca sono: la semantica formale, l’italiano LS, ladidattica dell’italiano LS e la grammatica dell’ortonese (variante adriaticadell’abruzzese). Ha pubblicato una monografia e variati coli scientifici attinenti ai suddetti ambitidi indagine.

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Publiée

2025-12-23

Numéro

Rubrique

Dossiê / Dossier