Scine, mo arrivo! Teoria e pratica dell’inserimento di abruzzesismi nell’insegnamento dell’italiano LS
Scine, mo arrivo! Theory and practice of the inclusion of abruzzesismi in the teaching of Italian as FL
DOI:
https://doi.org/10.60001/ricla.v35.n2.8Abstract
O presente contributo visa examinar as modalidades de introdução e tratamento das variedades regionais italianas no ambito do ensino do italiano como língua estrangeira na Faculdade de Filologia da Universidade da Corunha (Galiza, Espanha). A análise debruça-se na relação existente entre o italiano padrão, as línguas minoritárias e os dialetos, atendendo especialmente ao italiano regional abrucês (IRA), ao abrucês e a uma das variantes dessa língua, o ortonese. A escolha da área abruzzesa é motivada, além de considerações didáticas e linguísticas, também pela existência de acordos Erasmus com duas universidades abruzzesas, que favoreceminterações entre aprendentes italófonos, falantes da língua galega e hispanófonos. A pesquisa aborda as implicações metodológicas ligadas à escolha de um italiano semipadrão como variedade de referência, evidenciando a necessidade de integrar no ensino e na investigação linguística uma competência sociolinguística orientada para a variação. Propõe-se uma análise contrastiva de traços morfossintáticos e semanticolexicais do italiano regional abrucês, do abrucês e do ortonese, relacionando- os com os do espanhol e do galego. Apresentam-se propostas didáticas realizadas e a realizar, com o objetivo de valorizar a diversidade linguística como recurso formativo e de promover uma educação linguística crítica e inclusiva. O objetivo principal é fornecer aos aprendentes ferramentas para uma compreensão mais profunda da complexidade linguística italiana e para o desenvolvimento de uma consciência metalinguística e sociolinguística avançada.
Palavras-chave: Língua Italiana. Abrucês. Ortonese. Italiano LE
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