P&B – Uma carta de socorro à memória hodierna
Palavras-chave:
Literatura, Conto, Ficção, Realidade, Negro, MorteResumo
O conto é uma ficção na óptica de quem vos escreve, mas é em verdade uma realidade travestida de fantasia. O personagem de Jorge é um negro, pobre, periférico, ninguém perante a sociedade amnésica e que é culpado mesmo sem pretender ser, é vítima sempre que os outros precisam que ele seja, ele é o sangue vermelho numa carne negra que circula cotidianamente como tantas outras, estando em evidência apenas quando torna-se estatística – as más estatísticas.
A história real é cruel, mas é memória presente tanto minha quanto sua, sendo negro, branco, amarelo ou azul, uns no polo ativo e outros no polo passivo do tormento. Por fim, o conto de Jorge é um grito de socorro a todos, ecoando pelos quatro cantos do globo terrestre, do negro que fala português, inglês, espanhol ou até árabe e, acorda todo santo dia urgindo por justiça. É uma carta aberta aos Joãos, aos Floyds, aos Ahmauds e às Marielles que falecem por ser quem são, é também, um aperto de mão escrito aos que conseguiram transcender as barreiras da cor e fazem-se presentes, as Beyoncés e Arethas, as Michelles e Baracks, as Angelas Davis e os Achille Mbembes por aí.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso a contribuição submetida seja aprovada para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-la e publicá-la na Revista intransitiva, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O texto poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (WWW -- Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do texto para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista intransitiva utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).