Ahimsa
Schlagworte:
serenidade, prazer, literaturaAbstract
“Ahimsa” explora a forma como pequenos momentos podem nos salvar. Do tédio, da saudade, do medo, da ansiedade até. Trata-se de uma crônica que ressalta como lembranças que trazem de volta sensações, sons, cores, cheiros, trechinhos de nossa vida podem ajudar a mente a mudar o foco daquilo que provoca desconforto e nos trazer de volta a tudo o que a vida pode construir de significados subjetivos profundos em episódios simples e corriqueiros.
As chamadas memórias afetivas podem agir como remédios para estados de melancolia, ansiedade (guardadas as proporções sofrimento psíquico mais grave, é claro) etc., promovendo alteração no estado interno do indivíduo e permitindo que a pessoa possa voltar sua atenção àquilo que a traga de volta ao equilíbrio dos próprios sentimentos. Os pequenos prazeres, assim como a lembrança deles, são o que temos mais a mão para a possibilidade de uma vida mais leve.
Literaturhinweise
Jean-Pierre Jeunet. O fabuloso destino de Amélie Poulain. 2001.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Revista intransitiva
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International.
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso a contribuição submetida seja aprovada para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-la e publicá-la na Revista intransitiva, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O texto poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (WWW -- Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do texto para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista intransitiva utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).