Lugar interditado
Mots-clés :
Verbovisual, Montagem, ColagemRésumé
As relações entre palavra e imagem, sempre escorregadias, são aqui trazidas em uma perspectiva de rompimento hierárquico, em que a combinação, via montagem, de fragmentos textuais e fotográficos aponta para uma narrativa de estilhaços. O fragmento e a citação são compreendidos em sua consonância com o próprio processo memorialístico: é necessário juntar peças, produzir sentidos terceiros a partir de justaposições, como na premissa da montagem dialética teorizada por Serguei Eisenstein. O uso de impressos sugere um vasculhar na materialidade da cultura visual, e a colagem é o procedimento que anuncia um gesto: recortar e reorganizar os rastros, em uma busca por sentidos que acenam ao processo de escavação arqueológica. A estrutura da página evoca a intenção mallarmaica da visão constelar do texto como semântica retroalimentada pelo legível e pelo visível.
Références
EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Tradução de Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
MALLARMÉ, Stéphane. Un Coup De Dés Jamais N'Abolira Le Hasard. Paris: Gallimard, 1993.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso a contribuição submetida seja aprovada para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-la e publicá-la na Revista intransitiva, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O texto poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (WWW -- Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do texto para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista intransitiva utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).