Cantiga do Êxodo
Mots-clés :
Ensino de Astronomia, Conhecimentos Tradicionais, Ensino de CiênciasRésumé
Poema, parafraseado do original de Gonçalves Dias, Canção do Exílio, produzido para introduzir a caracterização do meu Lugar de estudo durante o seminário do componente disciplinar de Educação e Territorialidades em Comunidades Tradicionais, do Programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Neste contexto, a pesquisa é referente a relação entre ensino e aprendizagem de conceitos tradicionais e científicos sobre Astronomia, numa comunidade tradicional – Escola Família Agrícola – que possui uma metodologia de ensino baseada na Pedagogia da Alternância. Neste sentido é necessário entender como se dão as relações e todo processo de pertencimento de sujeitos advindos de várias realidades distintas, para termos condições pedagógicas de transformar a aprendizagem em conhecimento para si e para suas relações cotidianas, seja de trabalho, com a família ou com a sociedade em geral, por meio de práticas educacionais com rica significação social não só permitindo a expansão do capital cultural, mas também interferindo imediatamente em suas vidas e provocar uma mudança real. O texto, essencialmente, revela as diversas características peculiares ao Lugar (município de Valente-BA), onde situa-se o colégio pesquisado.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista intransitiva 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso a contribuição submetida seja aprovada para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-la e publicá-la na Revista intransitiva, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O texto poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (WWW -- Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do texto para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista intransitiva utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).