Folhas Destacáveis

Auteurs-es

Mots-clés :

Desenho, Colagem, Abstração.

Résumé

A escolha das imagens pretende ilustrar as diferentes formas de fazer do autor, diferentes linguagens usadas no processo de criação, que sumarizam o prazer ao criar. Aqui, assim como em seu trabalho de um modo geral, o tema não define o desenvolvimento prático, mostrando-se de forma abstrata. O fluir das mãos guia o pensamento, ao invés do contrário. Nesse caso, o prazer se apresenta no ato de criar em si, na imersão em cada obra e no fluxo intuitivo que cada uma delas demanda, tão espontâneo quanto o movimento gestual. 

Diante disso, esse processo sem pretensão de alcançar algum resultado liberta o autor para construir livremente, sentindo os materiais e o fluir da obra, de acordo com o que essa impõe como questão à medida que vai sendo construída. Esse momento de esvaziamento mental, em que não existe nada além do processo de criação livre e caótico, é onde encontra maior prazer.

Folhas Destacáveis surge a partir das páginas de diferentes cadernos do autor, espaço em que encontra maior liberdade para explorar diversos materiais e técnicas sem a intenção de alcançar um resultado estético específico. Nesses cadernos, que o acompanham em todos os lugares onde vai, ele registra quaisquer impulsos criativos que o estimulem no momento. 

Apesar de virem de fontes diversas, é possível relacionar as imagens e lê-las mesmo sem apresentarem alguma narrativa claramente. Esse tipo de leitura propõe um espaço semelhante ao do processo do autor, deixando o leitor aberto para interpretar ou apenas brincar com as folhas como quiser.

Longe de qualquer tipo de cobrança pessoal, o corpo se anestesia das preocupações que existiam antes do contato com o papel. A textura dos materiais usados nas colagens, a fluidez da tinta de caneta e o vislumbrar de algo não premeditado tomando forma motivam tanto a criação quanto a leitura.

Biographie de l'auteur-e

Lucas Muniz Reis, PPGD-EBA/UFRJ

Lucas Muniz é mestrando no Programa de Pós Graduação em Design da
EBA/UFRJ, onde busca investigar as poéticas da linguagem dos quadrinhos.
Assina como Sem Cabeça, publicando HQs e ilustrações no Instagram e de
forma independente, participando também de algumas feiras e publicações
coletivas. Procura sobretudo experimentar com as possibilidades de
criação, leitura e formato das histórias em quadrinhos, dando ênfase à
improvisação, ao acaso e desvios que ocorrem ao longo do trabalho. O
pseudônimo reflete também a maneira de criar, assim como conceitos e
personagens que permeiam suas criações.

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Publié-e

2023-12-22

Numéro

Rubrique

Trabalhos visuais