MANUEL RODRIGUES DE JESUS: UMA LIDERANÇA INDÍGENA DA VILA DE BELMONTE NO FINAL DO SÉCULO XVIII

Autores/as

Palabras clave:

Manuel Rodrigues de Jesus, Política Indigenista, Políticas Indígenas, Porto Seguro

Resumen

Este artigo conta a história do índio Manuel Rodrigues de Jesus. Natural da vila de Belmonte, na capitania de Porto Seguro, Manuel viveu no contexto das políticas indigenistas pombalinas e soube tirar proveito das experiências forjadas naquela situação colonial: de prático listado como soldado na ordenança local ascendeu ao cargo de capitão-mor da conquista após participar de um confronto com índios inimigos dos sertões do rio Grande. No entanto, a obtenção deste direito não se deu sem ter protagonizado interessantes e importantes investidas no campo jurídico e político. Por isso, esta história de vida é aqui analisada como um ponto de partida para se pensar as várias políticas indígenas gestadas no cotidiano da sociedade colonial, que permitem não apenas destacar a participação ativa dos índios na história, mas também evidenciar como as estratégias individuais estavam carregadas de experiências acumuladas pela própria história de cada grupo étnico.

Biografía del autor/a

Francisco Cancela, Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto de História do Brasil do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (Campus XVIII - UNEB), docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, dos Povos Indígenas e Culturas Negras (UNEB) e do Programa de Pós-Graduação Estado e Sociedade (UFSB).

Citas

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2010.

COELHO, Mauro Cezar. Do sertão para o mar: um estudo sobre a experiência portuguesa na América, a partir da Colônia: o caso do Diretório dos Índios (1751-1798). São Paulo, tese de Doutorado – USP, 2005.

MONTEIRO, Jonh. Negros da Terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. – São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

OLIVEIRA, João Pacheco de. O nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2016.

PARAISO, Maria Hilda Baqueiro. O tempo da dor e do trabalho: a conquista dos territórios indígenas nos sertões do leste. Salvador: EDUFBA, 2014.

Publicado

2023-07-18