MANUEL RODRIGUES DE JESUS: UMA LIDERANÇA INDÍGENA DA VILA DE BELMONTE NO FINAL DO SÉCULO XVIII

Autori

Parole chiave:

Manuel Rodrigues de Jesus, Política Indigenista, Políticas Indígenas, Porto Seguro

Abstract

Este artigo conta a história do índio Manuel Rodrigues de Jesus. Natural da vila de Belmonte, na capitania de Porto Seguro, Manuel viveu no contexto das políticas indigenistas pombalinas e soube tirar proveito das experiências forjadas naquela situação colonial: de prático listado como soldado na ordenança local ascendeu ao cargo de capitão-mor da conquista após participar de um confronto com índios inimigos dos sertões do rio Grande. No entanto, a obtenção deste direito não se deu sem ter protagonizado interessantes e importantes investidas no campo jurídico e político. Por isso, esta história de vida é aqui analisada como um ponto de partida para se pensar as várias políticas indígenas gestadas no cotidiano da sociedade colonial, que permitem não apenas destacar a participação ativa dos índios na história, mas também evidenciar como as estratégias individuais estavam carregadas de experiências acumuladas pela própria história de cada grupo étnico.

Biografia autore

Francisco Cancela, Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto de História do Brasil do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (Campus XVIII - UNEB), docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, dos Povos Indígenas e Culturas Negras (UNEB) e do Programa de Pós-Graduação Estado e Sociedade (UFSB).

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2010.

COELHO, Mauro Cezar. Do sertão para o mar: um estudo sobre a experiência portuguesa na América, a partir da Colônia: o caso do Diretório dos Índios (1751-1798). São Paulo, tese de Doutorado – USP, 2005.

MONTEIRO, Jonh. Negros da Terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. – São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

OLIVEIRA, João Pacheco de. O nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2016.

PARAISO, Maria Hilda Baqueiro. O tempo da dor e do trabalho: a conquista dos territórios indígenas nos sertões do leste. Salvador: EDUFBA, 2014.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-07-18