O horizonte feminino, a paisagem da terra e o lirismo da buganvília: imagens (po)éticas em ‘Como veias finas na terra’, de Paula Tavares
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2018.v10n19a18636Palavras-chave:
poesia angolana, Ana Paula Tavares, paisagem.Resumo
Este artigo tem por objetivo estudar a representação do horizonte feminino, da paisagem da terra e o que pode ser chamado de “lirismo da buganvília” no último livro (então publicado), Como veias finas na terra, da poeta angolana Paula Tavares. Para tanto, utilizar-se-á a metodologia teórica de Michel Collot.
Referências
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Ed. UFMG: Belo Horizonte, 2005.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
COELHO, Eduardo Prado. A língua da água. In: A mecânica dos fuidos. Lisboa: Imprensa Nacional, s/d.
COLLOT, Michel. Do horizonte da paisagem ao horizonte dos poetas. In ALVES, Ida. Literatura e Paisagem. Niteói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2010.
_____. O sujeito lírico fora de si. In: http://www.letras.ufrj.br/ciencialit/terceiramargemonline/numero11/xiv.html acessado em 9 de novembro de 2015
_____. Poética e Filosofia da Paisagem. Rio de Janeiro: Editora Raquel, 2013.
DELEUZE, Gilles; Guattari, Félix. Kafka, para uma literatura menor. Lisboa: Assírio e Alvim, 2003.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. DP&A: Rio de Janeiro, 2006.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1978.
LIMA, Luiz Costa. Limites da voz Montaigne, Schlegel. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
LUKÁCS, Georg. Sobre a essência e a forma do ensaio: uma carta a Leo Popper. In: Revista UFMG. Ano 10. Número 4. Belo Horizonte, 2008.
MÂCEDO, Tânia. Celestino de. A delicadeza a força da poesia. In: Mulemba. Revista do Setor de Literaturas Africanas -- UFRJ. Ano 3. Número 4. Rio de Janeiro, 2011.
MOTA, Pâmela Maria do Rosário. Entre “as veias finas” da escrita: metáforas do sangue na poética de Paula Tavares. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014.
SANTOS, Boaventura de sousa. Epistemologias do sul. Coimbra: Almedina, 2009.
SECCO, Carmen Lúcia Tindó. Afeto e poesia. Rio de Janeiro: Editora Raquel, 2014.
_____. As veias pulsantes da terra e da poesia. In: TAVARES, Ana Paula. Amargo como os frutos. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.
TAVARES, Ana Paula. Amargo como os frutos. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.
¬¬¬¬¬¬_____. A cabeça de Salomé. Lisboa: Caminho, 2004.
____. O sangue da buganvília. Mindelo: Centro Cultural Português Praia -- Mindelo, 1998.
¬¬¬¬___. In: http://www.buala.org/pt/cara-a-cara/a-oralidade-e-meu-culto-entrevista-a-ana-paula-tavares, acessado em 10 de novembro de 2015
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).