OS SOTAQUES MUSICAIS NA POESIA DE JOSÉ CRAVEIRINHA

Autores

  • Michelle Cardoso Chagas

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2012.v4n7a4958

Palavras-chave:

poesia, José Craveirinha, musicalidade, identidade, culturas africanas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo estudar a musicalidade presente na poesia de José Craveirinha,
como um dos elementos fundamentais de afirmação identitária moçambicana e da expressão
dos sentimentos do sujeito poético. Busca mostrar a exploração, em seus versos, das
sonoridades e dos ritmos africanos, como parte do projeto poético de recriação da língua do
colonizador. São analisados poemas das duas obras iniciais de Craveirinha -- Xigubo e
Karingana ua Karingana --, consideradas emblemáticas da expressão musical característica
das culturas moçambicanas e africanas.

PALAVRAS-CHAVE: poesia, José Craveirinha, musicalidade, identidade, culturas africanas.

Downloads

Publicado

2012-12-07