Da vergonha à revolução: violência e resistência em Niketche

Autores

  • Raquel Hilário Pedro Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2021.v13nEsp.a51063

Resumo

Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane, é uma das mais emblemáticas obras das literaturas africanas de língua portuguesa. Este artigo pretende dar conta da representação de manifestações dessa violência de género no livro, que são: a imposição social da maternidade; a interiorização da rivalidade feminina; a culpabilização da mulher pela sua condição e a perpetuação do sentimento de vergonha. Depois, aborda-se como as personagens construídas por Chiziane são mulheres com atitudes feministas que trilham um caminho de desconstrução da vergonha e construção da resistência e da revolução. É utilizada a metodologia da literatura comparada, com técnicas como o close reading, colocando Niketche em diálogo com outras obras, nomeadamente Para educar crianças feministas: um manifesto e Sejamos todos feministas, de Chimamanda Adichie. Utilizam-se ferramentas da teoria pós-colonial e feminista para, assim, analisar Niketche e, simultaneamente, apresentar o caminho das personagens rumo à emancipação.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas: um manifesto. Companhia das letras, 2017.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. Companhia das letras, 2012.

ARNALDO, Carlos. “Tendências e fatores associados à poligamia em Moçambique”. In: Mosaico sociológico. Maputo: Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, 1992.

BAMISILE, Sunday Adetunji. “A procura de uma ideologia afro-cêntrica: do feminismo ao afro-feminismo”. In: Via Atlântica, São Paulo, nº 24, Dez/2013, p. 257-279.

CHIZIANE, Paulina. Niketche: uma história de poligamia. Editorial Caminho, 2002.

CHIZIANE, Paulina. Entrevistada por Maria Geralda de Miranda e Fátima Langa. MIRANDA, Maria Geralda e SECCO, Carmen Lucia Tindó. Paulina Chiziane: Vozes e rostos femininos de Moçambique. Curitiba: Editora Appris, 2013.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Ed. Elefante, 2004.

CONNELL, R.W. Gender: In world perspective. Polity Press, 2014.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

GROSFOGUEL, Ramón. Racismo epistêmico, islamofobia epistêmica e ciências sociais coloniais. Tabula Rasa. 2011, N. 14.

SOUSA SANTOS, Boaventura. Epistemologies of the south. Justice against epistemicide. Boulder/Londres: Paradigm Publishers, 2014.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

SOUSA SANTOS, Boaventura. O fim do Império cognitivo. Lisboa: Almedina, 2018.

VÁRIOS. Carta de princípios feministas para as feministas africanas. African Women’s development, 2007.

Downloads

Publicado

2022-04-14

Edição

Seção

Artigos