<i>Estória da Galinha e do Ovo</i>: presença africana e brasilidade

Autores

  • Aurora Cardoso de Quadros Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2021.v13n25a51454

Resumo

Este trabalho parte do conto “Estória da galinha e do ovo”, presente na obra Luuanda, de José Luandino Vieira. Ao trazer aspectos sociais e estéticos, a análise reafirma a importância da literatura africana no Brasil e a inerência da cultura africana na brasileira. A obrigatoriedade de inclusão da matriz africana no currículo escolar, conforme dispõe a LDB, exigiu a busca de novos conhecimentos até então não contemplados. Luandino apresenta uma criação ficcional rica para se pensar a sociedade, o homem, seu passado e os modos de representá-los. A linguagem original, com novidade vocabular, sintática e marcada pela oralidade, intensifica o efeito da situação retratada. As entrelinhas da narrativa abrigam a consciência política do autor, revelando implicações de múltiplos vetores subjacentes ao que se afirma pelas falas e ações dos personagens. As relações de poder carregam contradições que se relacionam ao estigma da cor. O aspecto social ligado à criação da linguagem revela como é dissolvida a diferença do elemento culto na oralidade peculiar e como a construção se expande do particular para o universal, criando um sentido coerente e libertador para a palavra arte. Como resultado, observa-se que a crítica no relato da disputa por um ovo abriga um projeto de inversão do instituído, mudando as regras do jogo de poder que envolve a desigualdade e a precariedade dos “musseques” de Luanda como metáfora para a dinâmica maior. Autores como Pierre Bourdieu e Antonio Candido fazem parte da linha racional que conduz esta proposta.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec; Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 1987.

BITTENCOURT, Marcelo. Estamos juntos: o MPLA e a luta anticolonial (1961-1974). Niterói: PPGH, 2002.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. São Paulo: Saraiva, 1990.

_______. Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial. República Federativa do Brasil. Brasília, 1996.

BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

_______. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

_______. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. São Paulo: Ciência e Cultura, 1972.

CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004, p. 169-91.

COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. São Paulo: Editora Global, 2004.v. 2.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

HALL, Stuart. Que ‘negro’ é esse na cultura negra? Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. 335- 49.

ODALIA, Nilo. O que é violência. São Paulo: Brasiliense, 1993.

RIBEIRO, Ronilda. Identidade do afro-descendente e sentimento de pertença a networks organizados em torno da temática racial. In: BACELAR, Jeferson; CAROSO, Carlos (org.). Brasil: um país de negros? Rio de Janeiro/Salvador: Pallas/CEAO, 1999, p. 235-52.

ROMERO, Sílvio. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1960. 5 volumes.

SAID, Edward. A representação do colonizado: os interlocutores da antropologia. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 114-36.

SANTIAGO, Silviano. A cor da pele. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-sociais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

VENTURA, Adão. A cor da pele. Belo Horizonte: Edição do Autor, 1984.

VIEIRA, José Luandino. Estória da galinha e do ovo. Luuanda. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Downloads

Publicado

2022-05-17