<i>Estória da Galinha e do Ovo</i>: presença africana e brasilidade
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2021.v13n25a51454Abstract
Este trabalho parte do conto “Estória da galinha e do ovo”, presente na obra Luuanda, de José Luandino Vieira. Ao trazer aspectos sociais e estéticos, a análise reafirma a importância da literatura africana no Brasil e a inerência da cultura africana na brasileira. A obrigatoriedade de inclusão da matriz africana no currículo escolar, conforme dispõe a LDB, exigiu a busca de novos conhecimentos até então não contemplados. Luandino apresenta uma criação ficcional rica para se pensar a sociedade, o homem, seu passado e os modos de representá-los. A linguagem original, com novidade vocabular, sintática e marcada pela oralidade, intensifica o efeito da situação retratada. As entrelinhas da narrativa abrigam a consciência política do autor, revelando implicações de múltiplos vetores subjacentes ao que se afirma pelas falas e ações dos personagens. As relações de poder carregam contradições que se relacionam ao estigma da cor. O aspecto social ligado à criação da linguagem revela como é dissolvida a diferença do elemento culto na oralidade peculiar e como a construção se expande do particular para o universal, criando um sentido coerente e libertador para a palavra arte. Como resultado, observa-se que a crítica no relato da disputa por um ovo abriga um projeto de inversão do instituído, mudando as regras do jogo de poder que envolve a desigualdade e a precariedade dos “musseques” de Luanda como metáfora para a dinâmica maior. Autores como Pierre Bourdieu e Antonio Candido fazem parte da linha racional que conduz esta proposta.References
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec; Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 1987.
BITTENCOURT, Marcelo. Estamos juntos: o MPLA e a luta anticolonial (1961-1974). Niterói: PPGH, 2002.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. São Paulo: Saraiva, 1990.
_______. Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial. República Federativa do Brasil. Brasília, 1996.
BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
_______. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
_______. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. São Paulo: Ciência e Cultura, 1972.
CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004, p. 169-91.
COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. São Paulo: Editora Global, 2004.v. 2.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
HALL, Stuart. Que ‘negro’ é esse na cultura negra? Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. 335- 49.
ODALIA, Nilo. O que é violência. São Paulo: Brasiliense, 1993.
RIBEIRO, Ronilda. Identidade do afro-descendente e sentimento de pertença a networks organizados em torno da temática racial. In: BACELAR, Jeferson; CAROSO, Carlos (org.). Brasil: um país de negros? Rio de Janeiro/Salvador: Pallas/CEAO, 1999, p. 235-52.
ROMERO, Sílvio. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1960. 5 volumes.
SAID, Edward. A representação do colonizado: os interlocutores da antropologia. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 114-36.
SANTIAGO, Silviano. A cor da pele. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-sociais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
VENTURA, Adão. A cor da pele. Belo Horizonte: Edição do Autor, 1984.
VIEIRA, José Luandino. Estória da galinha e do ovo. Luuanda. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).