Na trama dos tempos, os narradores de entre as memórias silenciadas
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2022.v14n27a53732Keywords:
narradores, Entre as Memórias Silenciadas, Ungulani Ba Ka Khosa, campos de reeducação, Moçambique.Abstract
O objetivo deste artigo é analisar a relação entre o tempo e os narradores no romance Entre as Memórias Silenciadas, de Ungulani Ba Ka Khosa (2013). Deste modo, identificam-se três narradores: o narrador griôt, relacionado a personagens que falam de um tempo suspenso e passado, como o Velho Tomás e a matriarca da família Chibindzi; o narrador testemunho, que se apresenta no tempo presente; como a voz de Gil, mas não apenas a dele, um dos detidos no campo de reeducação no Niassa; e o narrador letrado, que perpassa todo o romance e transita por diferentes épocas e espaços, costurando pontes e reflexões sobre o conjunto da narrativa. Assim, na trama dos tempos, os narradores de Entre as Memórias Silenciadas se intercalam para iluminar polifônicas versões que questionam a monofonia da história oficial. Para dar conta desta análise, foram mobilizados teóricos como Amadou Hampâté Bâ, Mikhail Bakhtin e Paul Ricoeur, entre outros. Estudos críticos, em especial os de Rita Chaves, Márcio Seligmann-Silva e Vanessa Teixeira, também contribuíram para esta pesquisa.
References
ANGELINI, Paulo Ricardo Kralik. Capelas imperfeitas: o narrador na construção da literatura portuguesa do século XXI. Tese (Doutorado em Literaturas Brasileira, Portuguesa) - Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
BÂ, Amadou Hampâté. A Tradição Viva. In: KI-ZERBO, Joseph. (org.). História geral da África, v. 1, pp. 167-212. Brasília: Unesco, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 2a ed. São Paulo: Hucitec, 1981 [1929].
BOOTH, Wayne C. A Retórica da Ficção. Tradução: Maria Teresa H. Guerreiro. Lisboa: Artes e Letras/Arcádia, 1980.
CHAVES, Rita. O passado presente na literatura africana. Revista Via Atlântica, São Paulo, n. 7, 2004, pp.147-161.
GALLO, Fernanda. Ba Ka Khosa, Ungulani. Entre memórias silenciadas. Revista Scripta, PUC-Minas, Belo Horizonte, v. 19, n. 37, 2º sem. 2015, pp. 293-295.
HOWE, Herbert M. National Security in Mozambique, a country study. Foreign Area Studies. Washington: The American University, 1984.
KHOSA, Ungulani Ba Ka. Ualalapi. Lisboa: Editorial Caminho, 1987.
KHOSA, Ungulani Ba Ka. Entre as Memórias Silenciadas. 1a ed. Maputo: Alcance Editores, 2013.
KI-ZERBO, Joseph. Para quando a África? Entrevista com René Holenstein. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.
LEITE, Ana Mafalda. Oralidades & escritas: Estudos sobre Literaturas Africanas. Rio de Janeiro: Eduerj, 2012.
LIMA, Rainério dos Santos. Memórias indesejadas: os campos de reeducação na ficção de Ungulani Ba Ka Khosa. Revista Eletrônica Literatura e Autoritarismo, UFSM, Santa Maria, n. 18, jul./dez. 2017, pp. 31-39.
MOURÃO, José Augusto. Tradição oral e literatura bíblica. Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Edições Colibri, Lisboa, n. 9, 1996, pp. 163-175.
PACHINUAPA, Raimundo Domingos. Do rovuma ao maputo: a marcha triunfal de Samora Machel : Primeiro presidente de Moçambique. Maputo: [s.n], 2005.
RICOEUR, Paul. Memória, história e esquecimento. Conferência proferida em inglês a 8 de março de 2003, em Budapeste, sob o título “Memory, history, oblivion” no âmbito da conferência internacional intitulada Haunting Memories? History in Europe after Authoritarianism. Tradução da Faculdade de Letras de Coimbra. Disponível em:
<https://www.uc.pt/fluc/uidief/textos_ricoeur/memoria_historia>. Acesso em: 15 set. 2020.
SANTOS, Carla Tais. “Cinema e literatura sobre os campos de reeducação em Moçambique”. In: SECCO, Carmen Lúcia Tindó (Org.). Pensando o cinema moçambicano, Ensaios. São Paulo: Kapulana, 2018, pp. 99-112.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Literatura, testemunho e tragédia: pensando algumas diferenças. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (org). O Local da Diferença, ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2005.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. O testemunho: entre a ficção e o “real”. In: SELIGMANNSILVA, Márcio (Org.). História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003, pp. 379-80.
SOUSA, Glória. As feridas abertas pelo processo de reeducação em Moçambique. DW, 31 ago. 2013. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-002/as-feridas-abertas-pelo-processo-de- reeduca%C3%A7%C3%A3o-em-mo%C3%A7ambique/a-16948901-0>. Acesso em: 10 abr. 2020.
TARTTER, Jean R. Government and Politics. In: TARTTER, Jean R. Mozambique, a country study. Foreign Area Studies. Washington: The American University, 1984.
TEIXEIRA, Vanessa Ribeiro. Das telas de cinema à terra que se faz tinta: Ungulani Ba Ka Khosa entre as estórias de Moçambique e a história Moçambicana. Revista Acadêmica Magistro, Unigranrio, Rio de Janeiro, v. 1, n. 15, 2017, pp. 26-36.
THOMAZ, Omar Ribeiro. Escravos sem dono: a experiência social dos campos de trabalho em Moçambique no período socialista. Revista de Antropologia, USP, São Paulo, v. 51, n. 1, 2008, pp. 177-214.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).