“O armazém para a Pide não ver”: o contexto da primeira edição portuguesa de Os condenados da terra, de Frantz Fanon. Um depoimento inédito de Vitor Silva Tavares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2017.v9n16a5791

Palavras-chave:

Frantz Fanon, Os Condenados da Terra, edição, Estado Novo

Resumo

O objetivo deste ensaio é considerar o contexto de edição em Portugal da primeira tradução de Os Condenados da Terra, de Frantz Fanon para a língua portuguesa e as motivações sociopolíticas que marcaram a sua publicação. Para conhecer as circunstâncias em que esta tradução foi editada será utilizado o testemunho inédito dado à autora deste artigo no mês de julho de 2015, dois meses antes do seu falecimento, por Vitor Silva Tavares, responsável da primeira edição portuguesa de Les Damnés de la Terre sobre as motivações que o levaram a querer publicar esta obra de Fanon.

Biografia do Autor

Rebeca Hernández, Universidad de Salamanca

Professora titular na Área de Filologia Portuguesa da Universidade de Salamanca onde lecciona Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Tradução Literária. É coordenadora do curso de Estudos Portugueses e Brasileiros da Universidade de Salamanca. Desenvolve a sua investigação no âmbito da tradução, edição e recepção de obras pós-coloniais nos sistemas literários ocidentais.

Referências

FANON, Frantz. Les Damnés de la Terre. Paris: Éditions La Découverte & Syros, 1961/2002

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Trad. de Serafim Ferreira. Lisboa: Ulisseia, 1965.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Trad. de José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Trad. de António José Massano. Lisboa: Ulmeiro, s/d.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Trad. de Enilce Albergaria Rocha e Lucy Magalhães. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Trad. de António Massano (revista em 2015). Lisboa: Livraria Letra Livre, 2015.

FILOSTRAT, Christian. Negritude Agonistes, Assimilation against Nationalism in the French-Speaking Caribbean and Guyane. Cherry Hill, NJ: Africana Homestead Legacy Publishers, 2008

Downloads

Publicado

2017-07-10