Memórias: um olhar sobre a escola e os saberes do povo Kalunga
Palavras-chave:
escola, cultura, saberes, memória e Kalunga.Resumo
Tomando “Náusea”, do angolano Agostinho Neto, como tela de fundo, este texto descreve uma viagem realizada no nordeste goiano, mais especificamente nos municípios de Teresina de Goiás, Monte Alegre de Goiás e Cavalcante, onde foram visitadas escolas Kalunga e entrevistadas algumas representantes de suas comunidades, que narram histórias de resistência pela preservação de suas culturas ancestrais, em meio a lutas e conquistas pela institucionalização de uma educação formal, pública e gratuita em seus territórios. São crônicas recontadas a partir do olhar de uma “estrangeira”, não Kalunga, que, no intuito de se equivocar menos nas observações, comentários e análises sobre o que vê e ouve, busca respaldo documental em fotografias, filmagens e falas coletadas durante três breves dias de jornada por Vãos de um preservado Cerrado, onde, há séculos, povos africanos e seus descendentes buscam refúgio e liberdade. Pelo veio da memória, o conto guia a compreensão de que a lembrança pode causar dor, mas é imprescindível para a justiça e o Bem Viver.
Referências
BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Uma história do povo Kalunga, 2001
BISPO DOS SANTOS, A. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/ PISEAGRAMA, 2023.
NETO, A. Náusea. In: Estórias africanas. São Paulo. Ática, 1980.
Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Quilombola Kalunga II, Monte Alegre de Goiás, 2023.
SILVA, A. C. M. Uma Escrita Contra-Colonialista do Quilombo Mumbuca, Jalapão-To. Dissertação de Mestrado, UnB, Brasília, 107p., 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mulemba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).