Esboço de uma cartografia do feminino em um conto de Mia Couto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2024.v16n30e65261

Resumo

O Cesto, conto presente no livro O fio das missangas (2009), do autor moçambicano Mia Couto, evoca reflexões acerca do feminino e das suas atribuições na sociedade moçambicana. A partir disso, este artigo buscou refletir acerca da representação feminina nas literaturas, especialmente na literatura africana de expressão portuguesa. Contamos, principalmente, com as contribuições de Regina Dalcastagnè (2011) e Cynthia Wolf (1972). Realizamos, também, uma análise crítica do conto, percebendo como a personagem lida com seus dramas cotidianos e se desenvolve na narrativa. Para organização analítica, utilizamos as contribuições psicanalíticas de Joel Birman (1999) acerca da feminilidade por meio da histericização. Quando propusemos um diálogo entre as teorias literárias e psicanalíticas, recorremos a Fábio Lucas (1982) e a Sigmund Freud (2011). Após as discussões e análise do conto, podemos perceber como as representações femininas são historicamente organizadas nas literaturas e como o processo psicanalítico da feminilidade se estabeleceu na personagem literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Kennedy Romeu de Sousa, Universidade Regional do Cariri, Crato, CE, Brasil

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri (PPGL-URCA), na linha de pesquisa Poéticas da Palavra, Cultura e Sociedade. É bolsista CAPES/FUNCAP (PDPG - PEE III). Possui graduação em Letras – Língua portuguesa e suas respectivas literaturas pela mesma universidade. Integra o grupo de pesquisa Corpora Llitera, em que realiza atividades de pesquisa na área de Poéticas da Tradição Oral, a partir do contributo teórico de Mikhail Bakhtin, de Ignez Ayala e de Sigmund Freud.

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri, Crato, CE, Brasil

Possui doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), onde também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenador do Programa, na mesma IES. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Oral Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea, as formas da estética oral popular e literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

Downloads

Publicado

2024-12-30