Lei 10.639/2003, Ponciá e Ndani: um encontro de destinos, uma encruzilhada de descaminhos
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2018.v10n19a19870Schlagworte:
lei 10.639/2003, racismo estrutural, literatura afro-brasileira, literatura guineense.Abstract
Este artigo tem o objetivo de discutir as demandas que originaram a promulgação da lei 10.639/2003, a partir da reflexão desenvolvida por Abdias Nascimento e Florestan Fernandes. Diante disso, propõe-se também a reflexão acerca do papel do ensino de literatura no atendimento à demanda identificada, bem como seu papel na formação do cidadão pleno, tomando como exemplo os romances A última tragédia, de Abdulai Sila, e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo.
Downloads
Veröffentlicht
2018-12-26
Ausgabe
Rubrik
Dossiê
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).