REFLEXÕES SOBRE GÊNERO, A PARTIR DA ESCRITA DE PAULINA CHIZIANE
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2014.v6n11a5012Schlagworte:
África, cultura, feminino, colonização, Paulina Chiziane.Abstract
Pretende-se com o presente ensaio refletir acerca das lendas e dos mitos sobre o feminino na obra O alegre canto da perdiz, da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Tais lendas apontam ora para uma representação da mulher africana reificada por causa da dominação colonial, ora para representação da própria África invadida e ―decaída‖ do ponto de vista historiográfico, como acontecera com a ―queda do feminino‖ no decorrer da história da humanidade.
PALAVRAS-CHAVE: África, cultura, feminino, colonização, Paulina Chiziane.
Downloads
Veröffentlicht
2014-11-07
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).