A violência da poesia. Análise de Cela 1 de José Craveirinha
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2021.v13nEsp.a51057Abstract
Embora contenha alguns poemas escritos durante a sua prisão pela PIDE-DGS, que durou de 1965 a 1969, a obra poética Cela 1 (1980) de José Craveirinha pode ser considerada um exemplo para mostrar que a privação da liberdade pessoal não impede necessariamente o fluir da voz da denúncia, podendo contribuir também para reforçar o ideal de nação pelo qual a sua geração combateu. Redigidos em boa parte durante o período prisional, mas não só, os poemas de José Craveirinha pertencentes a Cela 1 demonstram-nos duas tipologias de violência que podem ser lidas entrelinhas: a que leva a que o autor seja encarcerado e a que remete para a própria violência da linguagem como forma de resistência, ou seja, de certa forma, estes poemas parecem ser a desconstrução verbal dos momentos cronológicos que se intersectam com a escolha de vida do autor.
Downloads
References
CÂNDIDO, Marcelo. De pé sobre os escombros – José Craveirinha e o mundo colonial em Xigubo. In: LIMA, Rogério da Silva et alii. Anais eletrônicos do XVI Congresso Internacional Abralic. 2019, p. 4822-4831. http://www.abralic.org.br/anais/arquivos/2019_1576867520.pdf, Acesso em 03/07/2020.
CHAVES, Rita. José Craveirinha, da Mafalala, de Moçambique, do mundo. Via Atlântica. N.° 3, (dez. 1999), p. 140-168. http://www.periodicos.usp.br/viaatlantica/article/download/49014/53092, Acesso em 27/02/2020.
COELHO, João Paulo Borges. Writing in a Chaging World: The Difficult Relationship Reality. Luso-Brazilian Review. Vol. 50, N.º 2 (2013), p. 21-30. http://www.jstor.com/stable/43905280, Acesso em 30/06/2020.
COLLEMACINE, Joan E. A Look at African Literature in the Portuguese Language. Africa: Rivista trimestrale di studi e documentazione dell’Istituto italiano per l’Africa e l’Oriente. Anno 32, N.° 2 (1977), p. 283-292. http://www.jstor.com/stable/40758757, Acesso em 30/06/2020.
CORTEZ, Maria de Lourdes. The Edge of Discourse: Bodies and Rhythms in the Poetry of Craveirinha. Portuguese Studies. Vol. 9 (1993), p. 189-99. http://www.jstor.com/stable/41104984 Acesso em 30/07/2020.
CRAVEIRINHA, José. Cela 1. Lisboa: Edições 70, 1980.
CRAVEIRINHA, José. Obra Poética I. Lisboa: Caminho, 1999.
CRAVEIRINHA, José. Poemas da Prisão. Lisboa: Texto Editores, 2004.
HAMILTON, Russell G. Language and Literature in Portuguese-Writing Africa. Portuguese Studies, Vol. 2 (1986), p. 196-207. http://www.jstor.com/stable/41104822, Acesso em 28/07/2020.
HONWANA, Luís Bernardo. The Role of Poetry in the Mozambican Revolution. Lotus: Afro-Asian Writing, 8 (1971), p. 148-166. http://www.jstor.com/stable/4185006, Acesso em 30/06/2020.
HUGHES, Heather. Protest Poetry in Pre-Independence Mozambique and Angola. English in Africa. Vol. 4, N.° 1 (mar. 1977), p. 18-31. http://www.jstor.com/stable/40238387, Acesso em 02/08/2020.
LEITE, Ana Mafalda. A Poética de José Craveirinha. Lisboa: Veja, 1991.
LEITE, Ana Mafalda. Tópicos para uma História da Literatura Moçambicana. In: RIBEIRO, Margarida Calafate; MENESES, Maria Paula (orgs.). Moçambique. Das Palavras Escritas. Porto: Edições Afrontamento, 2008, p. 47-75.
LEITE, Ana Mafalda. Cenografias Pós-coloniais & Estudos sobre Literatura Moçambicana. Lisboa: Edições Colibri, 2018.
LIMA, Isabel Pires de. Amores e desamores em torno da língua: para uma antologia do canto poético à língua portuguesa. Grial. T. 50, N.º 50 (out.-dec. 2012), p. 102-107. http://www.jstor.com/stable/44739826, Acesso em 04/08/2020.
MENDONÇA, Fátima. O conceito de nação em José Craveirinha, Rui Knopfli e Sérgio Vieira. AA. VV. Les Litteratures Africaines de Langue Portugaise. Actes du Colloque International. Paris: Fondation Calouste Gulbenkian, 1985, p. 385-395.
MITRAS, Luís R. ‘America’ in the Poetry of José Craveirinha: The Mirrot of an Imaginary Other. English in Africa, Vol. 31, N.° 1 (May 2004), p. 121-38. http://www.jstor.com/stable/40239003, Acesso em 30/06/2020.
NGALE, Samuel J. Civil Religious Dynamics in José Craveirinha’s Aesthetisised Nationalism. Journal for the Study of Religion. Vol. 27, N.° 2 (2014), p. 25-42. http://www.jstor.com/stable/10.2307/24799444, Acesso em 12/07/2020.
NOA, Francisco. Literatura Moçambicana: os trilhos e as margens. In: RIBEIRO, Margarida Calafate; MENESES, Maria Paula (orgs.). Moçambique: Das Palavras Escritas. Porto: Edições Afrontamento, 2008, p. 35-45.
PADILHA, Laura Cavalcante. Tradition and the Effects of the New in Modern African Fictional Cartography. Research in African Literatures. Vol. 38, N.° 1 (Spring 2007), p. 106-118. http://www.jstor.com/stable/4618357, Acesso em 12/07/2020.
PEREIRA, Rui. Antropologia aplicada na política colonial portuguesa do Estado Novo. Revista Internacional de Estudos Africanos. N.os 4/5 (Jan-Dez. 1986), p. 191-236.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).