Literatura-mundo: modos de olhar, modos de saber

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2023.v15n28a57448

Palabras clave:

literatura-mundo, Virgílio de Lemos, cânone, decolonialismo, epistemologia

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo aprofundar o debate sobre questões epistemológicas centrais em torno da categoria literatura-mundo, em especial: o que é, para que serve e como se aplica. Metodologicamente, valemo-nos da poética de Virgílio de Lemos e das reflexões já iniciadas por Inocência Mata e outras autoras sobre o conceito. A literatura-mundo trata-se de um modo de circulação e leitura descentrada de textos, incorporando-se a cada sistema todos os textos que circulam fora do seu sistema de origem, quebrando com as amarras do dualismo nacional/estrangeiro, universal (cânone)/marginal. Serve, portanto, ao progresso dos estudos literários enquanto categoria analítica crítica, questionando relações hegemônicas e pós-coloniais no campo da cultura e, notadamente, da literatura. Por fim, o pluralismo epistemológico é apontado como norte, ao que Mata aposta na imputação de tradições literárias pensadas como improváveis como ponto de partida da análise.

Biografía del autor/a

Rafael Sarto Muller, PUC Minas

Doutorando em Letras-Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas.

Citas

BUESCU, Helena. Literatura-mundo comparada e os mundos em português. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 19, n. 32, p. 89–92, 22 dez. 2017. Disponível em: <https://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/441>. Acesso em: 22 jun. 2021.

FEYERABEND, Paul. Contra o método. São Paulo: Ed. UNESP, 1977.

FIGUEIREDO, Euridice. Literatura comparada: o regional, o nacional e o transnacional. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 15, n. 23, p. 31–48, 4 fev. 2017. Disponível em: <https://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/311>. Acesso em: 18 maio 2021.

FONSECA, Ana Margarida. Em português nos entendemos? Lusofonia, literatura-mundo e as derivas da escrita. Configurações. Revista Ciências Sociais, n. 12, p. 105–116, 1 dez. 2013. DOI 10.4000/configuracoes.2041. Disponível em: <http://journals.openedition.org/configuracoes/2041>. Acesso em: 22 jun. 2021.

INFANTE DA CÂMARA, Patrícia. Literatura comparada e literatura-mundo: enquadramento disciplinar. 1616: Anuario de Literatura Comparada, v. 9, n. 0, p. 273, 21 dez. 2019. DOI 10.14201/161620199273283. Disponível em: <http://revistas.usal.es/index.php/1616_Anuario_Literatura_Comp/article/view/161620199273283>. Acesso em: 18 maio 2021.

LEAL, Luciana Brandão. Virgílio de Lemos: poesia em trânsito. 2018. 243 f. Tese – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2018. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Letras_LealLBr_1.pdf>. Acesso em: 8 jun. 2021.

MATA, Inocência. A Mais-Valia epistemológica da categoria Literatura-Mundo comparada nos estudos literários e pós-coloniais. Estudos de Sociologia, v. 1, n. 26, p. 111–135, 21 ago. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revsocio/article/view/248002>. Acesso em: 8 jun. 2021.

MATA, Inocência. Estudos pós-coloniais: Desconstruindo genealogias eurocêntricas. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 14, p. 27–42, 2014. DOI 10.15448/1984-7289.2014.1.16185. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/civitas/a/jxc4QhSqpW7xtDBWRPwczkj/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 13 jun. 2021.

MATA, Inocencia. Literatura-Mundo em Português: Encruzilhadas em África. 2013. Disponível em: <https://www.academia.edu/8950325/Literatura_Mundo_em_Portugu%C3%AAs_Encruzilhadas_em_%C3%81frica>. Acesso em: 8 jun. 2021.

MORAES, Luana Aparecida; NADAL, Beatriz Gomes. Educação anarquista: contribuições para a escola e uma educação autêntica. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, n. 4, p. 1078–1095, 21 dez. 2017. DOI 10.20396/rho.v17i4.8651241. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651241>. Acesso em: 20 mar. 2020.

PEREIRA, Oswaldo Porchat. A autocrítica da razão no mundo antigo. In: SILVA FILHO, Waldomiro José da (org.). O ceticismo e a possibilidade da filosofia. Ijui: Unijuí, 2005. p. 9–19.

SILVA, Jane Quintiliano Guimarães; MOREIRA, Terezinha Taborda. Escrita e performance. Scripta, v. 23, n. 47, p. 7–10, 24 maio 2019. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/20246>. Acesso em: 8 jun. 2021.

VIEGA, Marla; VANDENBERGHE, Luc. Behaviorismo: reflexões acerca da sua epistemologia. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 3, n. 2, p. 09–18, dez. 2001. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-55452001000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 26 abr. 2021.

ZAMITIZ, Héctor. Aspectos histórico-conceptuales del escepticismo: una aproximación al estudio del escepticismo en la política. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, v. 39, n. 157, 24 jun. 2015. DOI http://dx.doi.org/10.22201/fcpys.2448492xe.1994.157.49875. Disponível em: <http://www.revistas.unam.mx/index.php/rmcpys/article/view/49875>. Acesso em: 2 fev. 2021.

Publicado

2023-10-20