POLÍTICA E IDEIA DE NAÇÃO EM XIGUBO, DE JOSÉ CRAVEIRINHA
DOI :
https://doi.org/10.35520/mulemba.2014.v6n11a5015Mots-clés :
poesia, política, nação, literatura moçambicana, José Craveirinha.Résumé
Neste artigo propomos analisar alguns poemas do moçambicano José Craveirinha, com o objetivo de demonstrar que as relações entre literatura e política foram importantes para a construção da nação, por meio de uma expressão poética que elogia a transformação e se move pela utopia, questionando a condição imposta pelo colonialismo. Na perspectiva de uma libertação do indivíduo e da nação a ser construída, o canto, a voz e o corpo ocupam um lugar privilegiado no conjunto de poemas do livro Xigubo, impondo-se como um limite político entre a opressão e a independência. Nesse sentido, o canto e o corpo manifestam-se como um lugar de linguagem marcado pela invenção de novos territórios, um lugar contestador e guerreiro, amalgamando a imagem e a força do gesto revolucionário e a plena comunicação poética da nação imaginada. Outros poetas serão convocados para a aproximação contrapontística com a poesia de José Craveirinha, não sendo, portanto, nossa intenção realizar um aprofundamento de suas perspectivas poéticas e políticas.
PALAVRAS-CHAVE: poesia, política, nação, literatura moçambicana, José Craveirinha.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).