Entrevista com a professora Dra. Maria Nazareth Soares Fonseca
DOI :
https://doi.org/10.35520/mulemba.2023.v15n28a55901Résumé
Professora Doutora Maria Nazareth Soares Fonseca é uma referência entre os intelectuais brasileiros, nos estudos das literaturas africanas de língua portuguesa e das literaturas afro-diaspóricas. Professora muito amada pelos seus alunos; pesquisadora muito admirada e muito querida pelos seus colegas. É doutora em Literatura Comparada pela UFMG, com período de pesquisas na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. De 1995 a 2018, atuou como professora adjunta no Programa de Pós-Graduação da PUC Minas, orientando inúmeras dissertações e teses. Em 2008, recebeu, como orientadora, o prêmio CAPES de Teses. Pesquisadora 1D do CNPq, possui diversos livros publicados, dentre eles: Brasil Afro-Brasileiro (2000); Poéticas afro-brasileiras (2003); Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: percursos da memória e outros trânsitos (2008), Mia Couto: espaços ficcionais (2008); Literaturas africanas de língua portuguesa: mobilidades e trânsitos diaspóricos (2015). Co-organizadora volume 4 da coletânea Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica (2011), que foi considerado pela Folha de São Paulo, um dos duzentos livros mais importantes do Brasil. Em 2021, organizou a edição especial de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, da Revista da Academia Mineira de Letras. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estéticas Diaspóricas (2010 - 2022). Atualmente, coordena o literÁfricas, projeto de divulgação científica vinculado à página literafro (UFMG), que possui milhares de acessos.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).