Os ângulos da casa que habita em mim: a poética de Hirondina Joshua
DOI :
https://doi.org/10.35520/mulemba.2019.v11n21a31271Résumé
Entre quatro paredes. Entre sala, quarto, escadas, corredor, cozinha, varanda e banheiro, Hirondina Joshua (2017) tece Os ângulos da casa, conduzindo-nos subjetivamente para a casa que habita em nós. E essa é a pretensão deste texto: refletir sobre como os sentidos intimistas da poética dessa jovem escritora moçambicana se revelam como uma vivência para além do espaço físico habitado, abrindo-se à moradia dentro e fora de si; ou conforme crava Mia Couto (p.7): “afiar a palavra na pedra, aguçar o murmúrio que, na aparência doce, redesenha com uma lâmina o seu mundo interior”; ou ainda noutro dito: “o poeta fala das coisas que são suas e de seu mundo, mesmo quando nos fala de outros mundos” (PAZ, 1996, p.54), inclusive o nosso. Em suma, será analisado o ser em edificação enquanto espaço privilegiado de constante construção, lapidado pela poesia, também.Téléchargements
Publiée
2019-12-23
Numéro
Rubrique
Dossiê
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).