Representação Feminina e Entrelugar em Moçambique: Uma Breve Análise sobre <i>Caderno de Memórias Coloniais</i> e <i>O Sétimo Juramento</i>
DOI :
https://doi.org/10.35520/mulemba.2022.v14n26a53828Résumé
Os contextos pré e pós-independência em Moçambique foram marcados por desigualdades sociais. Esses contextos possibilitaram a construção de identidades híbridas e de entrelugares culturais. O objetivo deste trabalho é analisar, por meio de uma revisão de literatura, a questão da representação feminina e do entrelugar nas obras Caderno de memórias coloniais, de Isabela Figueiredo, e O sétimo juramento, de Paulina Chiziane. Para tanto, pretende-se estabelecer relações entre as teorias sobre a representação e a identidade em Hall (1997 e 2006), o entrelugar em Bhabha (2012) e o hibridismo cultural, conforme Souza (2004), também segundo Bhabha. Os resultados mostram que as mulheres são retratadas de maneiras distintas nas obras, tendo em vista os contextos cultural, social e político em que as obras estão ambientadas. Ademais, compreende-se que a subjetividade das personagens é representada a partir da forma como lidam com os diferentes conjuntos culturais que compõem suas identidades e do modo como aceitam ou rejeitam o entrelugar cultural do qual fazem parte.Références
ARNFRED, Signe. Sexuality and Gender Politics in Mozambique: rethinking gender in Africa. Woodbridge: James Currey, 2014. (Nossa tradução).
BHABHA, Homi K. O entrelugar da cultura. In:_______. O bazar global e o clube dos cavalheiros ingleses: Textos seletos. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2012.
CABAÇO, José Luis de Oliveira. Moçambique: identidades, colonialismo e libertação. 2007. 475 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
CHIZIANE, Paulina. O sétimo juramento. Lisboa: Caminho, 2000.
FIGUEIREDO, Isabela. Caderno de memórias coloniais. São Paulo: Todavia, 2018.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, Stuart. The work of representation. In: _____. Representation: cultural representations and signifying practices.
London/TheLondon/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/The Open University, 1997. (Trad. Ricardo Uebel).
SANTI, Heloise Chierentin; SANTI, Vilso Junior Chierentin. Stuart Hall e o trabalho das representações. Revista Anagrama – Revista Interdisciplinar da Graduação. Ano 2 - Edição 1 – Setembro/Novembro de 2008.
SOUZA, Lynn M. T. M. de. Hibridismo e tradução cultural em Bhabha. In: ABDALA JR., Benjamin (Org.). Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo e outras misturas. São Paulo: Boitempo, 2004, p.113-133.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).