Virgem Margarida: do Sublime ao Trágico
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2017.v9n17a14603Słowa kluczowe:
história moçambicana, razão, mulheres, binarismosAbstrakt
A proposta deste artigo é interdisciplinar por agregar recortes conceituais que dizem respeito aos binarismos antropológicos, à construção da trama narrativa e à história do povo africano, na análise do filme Virgem Margarida, de Licínio Azevedo. Trata-se do drama sobre um contingente de mulheres aprisionadas por um grupo de governantes e seus aliados, cujo projeto de nação vem pautado por uma concepção da razão que se sobrepõe aos mitos e às crenças populares moçambicanas. Além de narrar um fato muito próximo do acontecido no processo de independência de Moçambique, o filme enfoca principalmente o sofrimento humano, a conivência e o ódio que saltam do sublime ao trágico, do cômico ao excelso entre as mulheres e seus algozes durante o confinamento em grande grupo.Pobrania
Opublikowane
2017-12-21
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Dział
Artigos
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