AMPLIANDO A DIVERSIDADE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DE UM CURSO PREPARATÓRIO
Ampliando o acesso à pós-graduação em Ecologia
DOI:
https://doi.org/10.4257/oeco.2024.2802.07Abstract
A Lei de Cotas ampliou o acesso de pessoas negras e de baixa renda às universidades, entretanto a pós-graduação permanece sendo um gargalo para a trajetória acadêmica destes grupos. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro é um retrato desta situação, com um corpo discente e docente majoritariamente branco. Neste estudo, compartilhamos os resultados obtidos com um curso preparatório para o exame de seleção do programa direcionado para autodeclarados de baixa renda e/ou negros. O curso foi realizado remotamente, com resolução de questões de exames anteriores mediada pelos discentes do PPGE. O índice de aprovação dos inscritos no curso foi de 67%. A iniciativa do curso preparatório, principalmente se apoiada por ações afirmativas, é uma importante ferramenta para ampliar o acesso de grupos minorizados à pós-graduação. Entretanto, para garantir inclusão e justiça social, é preciso considerar também estratégias de permanência para estes grupos.
EXPANDING DIVERSITY IN THE POSTGRADUATE PROGRAM IN ECOLOGY AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO THROUGH A PREPARATORY COURSE: The Brazilian Affirmative Action Law expanded access to universities for Black and low-income people. However, postgraduate studies remain as a bottleneck in the academic path for these groups. The Ecology Postgraduate Program (PPGE) at the Universidade Federal do Rio de Janeiro reflects this situation, with predominantly white students and professors. In this study, we share the results obtained from a preparatory course for the program’s selective exams directed to low-income and/or Black individuals. The course was conducted remotely, with students from the PPGE assisting in solving previous exam questions. The pass rate for the course was 67%. The initiative of the preparatory course, especially if supported by affirmative actions, is an important tool to broaden access for marginalized groups to postgraduate education. However, to ensure inclusion and social justice, strategies for the permanence of these groups must also be considered.