AMPLIANDO A DIVERSIDADE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DA UFRJ ATRAVÉS DE UM CURSO PREPARATÓRIO

Ampliando o acesso à pós-graduação em Ecologia

Autores

  • Amanda Souza dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Laboratório de Ecologia Vegetal, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, CEP: 21941-590, Rio de Janeiro, RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0002-1467-5223
  • Verônica Marques Feliciano da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Laboratório de Ecologia Vegetal, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, CEP: 21941-590, Rio de Janeiro, RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0003-4156-6062
  • Gabriel Soares Figueiredo Barros Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, CEP: 21941-590, Rio de Janeiro, RJ, Brasil Universidade Federal Fluminense, Departamento de Biologia Marinha, Laboratório de Ecologia e Conservação de Ambientes Recifais, Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas, s/n, Campus Gragoatá, Bloco M, São Domingos, Niterói, CEP:24410-201, Rio de Janeiro, Brasil http://orcid.org/0000-0002-3832-177X
  • Guilherme Gama Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Laboratório de Ecologia Vegetal, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, CEP: 21941-590, Rio de Janeiro, RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0002-5165-478X
  • Carolina Leão Souza e Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Laboratório de Vertebrados, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, CEP: 21941-590, Rio de Janeiro, RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0002-9359-5079
  • Tauany Rodrigues 5Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Laboratório de Limnologia, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, CEP: 21941-590, Rio de Janeiro, RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0003-2778-7221
  • Bruno Umbelino 4 Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Laboratório de Vertebrados, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, CEP: 21941-590, Rio de Janeiro, RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7602-8400
  • Rafael dos Santos Reis Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, CEP: 21941-590, Rio de Janeiro, RJ, Brasil Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Zoologia. Laboratório TaxoN (Laboratório de Polychaeta), Av. Carlos Chagas Filho 791. Antigo Polo Biorio - Prédio Compartilhado, Ilha do Fundão, CEP: 21941-599, Rio de Janeiro, RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0002-3159-1187
  • Pedro Paulo da Silva Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Laboratório de Ecologia Vegetal, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, CEP: 21941-590, Rio de Janeiro, RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7602-5875

DOI:

https://doi.org/10.4257/oeco.2024.2802.07

Resumo

A Lei de Cotas ampliou o acesso de pessoas negras e de baixa renda às universidades, entretanto a pós-graduação permanece sendo um gargalo para a trajetória acadêmica destes grupos. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGE) da UFRJ é um retrato desta situação, com um corpo discente e docente majoritariamente branco. Neste breve relato, compartilhamos os resultados obtidos com um curso preparatório para o exame de seleção do programa. O curso foi realizado remotamente, com resolução de questões de exames anteriores mediada pelos discentes do PPGE. O índice de aprovação dos inscritos no curso foi de 67%, todos autodeclarados pessoas de baixa renda e/ou negros. A iniciativa do curso preparatório, principalmente se apoiada por ações afirmativas, é uma importante ferramenta para ampliar o acesso de grupos minorizados à pós-graduação. Entretanto, para garantir inlusão e justiça social, é preciso considerer também estratégias de permanência para estes grupos. 

Downloads

Publicado

2024-02-08

Edição

Seção

Notas Científicas