AMPLIANDO A DIVERSIDADE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DA UFRJ ATRAVÉS DE UM CURSO PREPARATÓRIO
Ampliando o acesso à pós-graduação em Ecologia
DOI:
https://doi.org/10.4257/oeco.2024.2802.07Resumo
A Lei de Cotas ampliou o acesso de pessoas negras e de baixa renda às universidades, entretanto a pós-graduação permanece sendo um gargalo para a trajetória acadêmica destes grupos. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGE) da UFRJ é um retrato desta situação, com um corpo discente e docente majoritariamente branco. Neste breve relato, compartilhamos os resultados obtidos com um curso preparatório para o exame de seleção do programa. O curso foi realizado remotamente, com resolução de questões de exames anteriores mediada pelos discentes do PPGE. O índice de aprovação dos inscritos no curso foi de 67%, todos autodeclarados pessoas de baixa renda e/ou negros. A iniciativa do curso preparatório, principalmente se apoiada por ações afirmativas, é uma importante ferramenta para ampliar o acesso de grupos minorizados à pós-graduação. Entretanto, para garantir inlusão e justiça social, é preciso considerer também estratégias de permanência para estes grupos.