Editora chefe: Dra. Maíra Benchimol
ISSN: 2177-6199
SCImago Journal Rank (SJR): 0,21 (2022)
CiteScore Scopus: 1,2 (2022)
Biological Abstracts
Zoological Records
Rio de Janeiro, 05 de setembro de 2024.
Caros colegas
Gostaria de convidá-los para enviar propostas de tema para o volume especial da nossa revista “Oecologia Australis”, edição de dezembro de 2026. Estamos aqui convidando que nos enviem sugestões temáticas.
A revista Oecologia Australis, criada em 1995 inicialmente sob o nome de Oecologia Brasiliensis, é um periódico internacional revisado por pares e oferece acesso aberto instantâneo completo a todo o público, pressupondo que o conhecimento científico deve ser difundido sem qualquer restrição. A revista promove a publicação de pesquisas nacionais e internacionais em Ecologia e áreas afins, e nosso público-alvo são pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação. Desde 2010, a Oecologia Australis está indexada na base de dados Scopus/Elsevier, SEER/IBICT, Scientific Commons, Dialnet, Latindex, Google Scholar e, mais recentemente, Biological Abstracts, BIOSIS Previews e Zoological Records. Estamos em processo de avaliação para indexação na core collection do Web of Science.
Cada volume tem em torno de 10 artigos, podendo ter até 20. Os organizadores serão os editores convidados do volume e, em geral, temos até 3 editores convidados por volume. Nossa equipe poderá auxiliá-los em relação às normas da revista e uso do site. Para mais informações sobre a submissão de manuscritos acesse “Author Guidelines” em nosso site https://revistas.ufrj.br/index.php/oa.
Oecologia Australis publica artigos em português, inglês e espanhol nos seguintes formatos:
Original Articles (até 6.000 palavras) para apresentar novos resultados de pesquisas ecológicas. A ênfase é colocada em artigos concisos e claros que apresentem fenômenos ecológicos importantes, testes de hipóteses, desenvolvimento de novas técnicas, listas de espécies e novas abordagens.
Short Communications (entre 1500 e 3000 palavras) para reportar resultados ecológicos restritos ou regionais, com aplicação local ou consequências teóricas e/ou práticas.
Reviews (até 8000 palavras) são trabalhos de síntese que estabelecem novos padrões de referência em Ecologia, com visões críticas e interpretativas sobre um determinado assunto, fundamentais para a compreensão dos princípios ecológicos. Devem refletir o desenvolvimento de um tópico e incluir história natural relevante, dados observacionais e experimentais, análises, modelos e teoria.
Opinions (até 1500 palavras) devem trazer novos insights e opiniões sobre tópicos atuais e controversos em Ecologia, com objetivo de promover ampla discussão entre os pesquisadores da área.
Nosso processo de publicação inclui o pagamento para publicação, com valor bastante reduzido para apenas cobrir custos de publicação. Os valores cobrados para o volume especial serão o valor praticado para sócios da ABECO (R$200,00 por artigo).
Nossos últimos volumes especiais foram “Garrafão: 22 Years of the Longest Small Mammal Monitoring Study in Brazil” (2023), “Limnologia no Brasil: Um tributo ao Prof. Francisco de Assis Esteves” (2022), “Métodos de estudo em ecologia de rios” (2021), “PELD: Long-Term Ecological Research in Brazil” (2020), “Ecology of Wetlands” (2019), “Survey, Ecology and Species Management in Protected Areas” (2019) e “Macroecology and Geographical Ecology” (2018). Em breve será lançado o volume especial de 2024 incluindo artigos realizados com funções ecológicas e serviços ecossistêmicos no sul do Brasil.
Interessados devem enviar um e-mail com um resumo da proposta e possíveis editores para oecologiaaustralis@abeco.org.br
Aguardamos sua proposta!
Dra. Rosana Gentile
Editora-chefe Oecologia Australis
Editora chefe: Dra. Maíra Benchimol
ISSN: 2177-6199
SCImago Journal Rank (SJR): 0,21 (2022)
CiteScore Scopus: 1,2 (2022)
Biological Abstracts
Zoological Records
CHAMADA VOLUME ESPECIAL