O Bioma da Mata Atlântica no Sul do Brasil: Funções e Serviços do Ecossistema

Convite para Submissão para Volume Especial

O BIOMA DA MATA ATLÂNTICA DO SUL NO BRASIL: FUNÇÕES E SERVIÇOS DO ECOSSISTEMA

Prezados Pesquisadores,

É com grande satisfação que estendemos nosso caloroso convite para que enviem seus manuscritos para a Edição Especial da revista Oecologia Australis, intitulada "O Bioma da Mata Atlântica no Sul do Brasil: Funções e Serviços do Ecossistema", prevista para ser lançada em 2024. A Mata Atlântica, reconhecida como um hotspot mundial de biodiversidade, é o bioma mais degradado no Brasil. Apesar disso, ainda abriga uma biodiversidade notável e única, ao mesmo tempo em que oferece inestimáveis serviços ecossistêmicos. É importante ressaltar que, no Sul do Brasil, diversos remanescentes praticamente intocados da Mata Atlântica são um testemunho de sua resiliência.

A conservação e a restauração do bioma da Mata Atlântica têm se tornado assuntos de extrema preocupação no cenário político brasileiro, como evidenciado pela criação da 'Lei da Mata Atlântica - lei nº 11.428/2006', uma regulamentação nacional específica para esse bioma. Diante desses avanços, estamos organizando esta edição especial para reunir pesquisas realizadas dentro da Mata Atlântica do Sul do Brasil, abrangendo várias áreas da ecologia, incluindo ecotoxicologia, biodiversidade e conservação. Nosso objetivo final é consolidar o conhecimento sobre as funções e serviços ecossistêmicos deste importante hotspot.

A revista Oecologia Australis (OA) é um periódico de acesso aberto internacional, revisado por pares e de assinatura. Ela promove a pesquisa internacional contínua e a troca de informações ao publicar os mais recentes relatórios e avanços de pesquisas em Ecologia e áreas relacionadas. A OA aceita artigos originais, opiniões, revisões científicas e comunicações curtas em inglês, português ou espanhol. Para diretrizes de submissão e informações adicionais, por favor, acessem https://revistas.ufrj.br/index.php/oa/index.

Caso aceitem nosso convite, solicitamos gentilmente que enviem o título preliminar do seu manuscrito e o tipo de contribuição (opinião, revisão, artigo original, nota científica), juntamente com os nomes dos autores e uma breve descrição dos objetivos do estudo, para specialissue.atlanticforest@gmail.com até 31 de outubro de 2023. O prazo final para submissões de manuscritos é março de 2024, e a edição especial será publicada em dezembro de 2024.

Agradecemos imensamente suas valiosas contribuições para o entendimento e a preservação do bioma da Mata Atlântica.

Atenciosamente,

 

Dr. Andre A Padial

Editor convidado para a Edição Especial - Oecologia Australis

 

Dra. Rosana Moreira Rocha

Editora convidada para a Edição Especial - Oecologia Australis

 

Maíra Benchimol

Editora-chefe - Oecologia Australis