Editora chefe: Dra. Maíra Benchimol
ISSN: 2177-6199
SCImago Journal Rank (SJR): 0,21 (2022)
CiteScore Scopus: 1,2 (2022)
Biological Abstracts
Zoological Records
Oecologia Australis (OA) é um periódico internacional revisado por pares e um periódico de acesso aberto baseado em assinatura. A OA promove pesquisas internacionais contínuas e troca de informações por meio da publicação dos últimos relatórios de pesquisa/descobertas em Ecologia e áreas relacionadas.
Oecologia Australis é editado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ) e Associação Brasileira para Ecologia e Conservação (ABECO). Nosso objetivo é publicar resenhas, estudos de caso e opiniões em Ecologia e áreas afins. O público-alvo de nossa revista são pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação em Ecologia e áreas afins.
Oecologia Australis é indexada no Biological Abstracts e no Zoological Records.
Todos os manuscritos aceitos são cobrados pela publicação. O valor refere-se apenas aos custos de publicação: para associados da ABECO este valor é de R$ 200,00 e para não associados de R$ 300,00. Se você deseja se tornar membro da ABECO, consulte https://abeco.org.br/
Os trabalhos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês. Publicamos quatro números por ano (março, junho, setembro e dezembro), um dos quais são números temáticos compostos por autores convidados e editados por editores convidados. Os restantes números são compostos por submissões espontâneas.
A revista aceita a submissão de manuscritos que atendam aos critérios gerais de relevância e excelência científica. Os tópicos de interesse incluem:
1- Ecologia de organismos (ecofisiologia, comportamento animal, história natural, biologia evolutiva dos organismos)
2- Ecologia populacional
3- Ecologia de comunidades e metacomunidades
4- Macroecologia
5- Biogeografia
6- Ecologia do ecossistema
7- Limnologia
8- Oceanografia
9- Biologia da conservação
10- Ecologia da paisagem
11- Manejo de Espécies
12- Educação ambiental
13- Gestão ambiental
14- Lista de espécies e registros de expansão da distribuição geográfica
Adotamos o sistema double-blind Peer Review, onde autores e revisores não conhecem a identidade um do outro. Cada manuscrito é revisado por pelo menos dois revisores. Em caso de opiniões conflitantes, o editor responsável decide se o manuscrito passa por outro revisor ou emite uma posição final sobre o manuscrito.
Quando um manuscrito é submetido à revista, ele passa por uma primeira avaliação do Editor Assistente. Esta primeira avaliação verificará a qualidade geral do texto, a adequação ao escopo e carta de apresentação.
Em seguida, o manuscrito segue para o Editor Associado para o processo de revisão. O Editor Associado envia a sua decisão ao Editor-Chefe a quem compete a decisão final.
Quando aceito, o manuscrito é publicado Ahead of Print e depois em um dos quatro volumes anuais de Oecologia Australis. Os Editores Técnicos avaliam a adequação do manuscrito ao formato da revista e podem entrar em contato com os autores antes da publicação no Ahead of Print. O autor receberá e verificará a prova final pouco antes da publicação do volume.
Regular
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação (ABECO)
Endereço: Avenida Carlos Chagas Filho, 791, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, CEP 21941-904, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Contato: contato@abeco.org.br
Parceria
Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ)
Endereço: Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Biologia, entre Blocos B e C do Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, CEP 21941-971, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Contato: ppgecologiaufrj@gmail.com
A Oecologia Australis foi criada em 1995 com o nome de Oecologia Brasiliensis, com o objetivo principal de aumentar a divulgação dos resultados produzidos pelas pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). Nove volumes foram publicados até 2001, quando a publicação da revista foi interrompida. Em 2006, foi retomada como revista trimestral e com novo corpo editorial, dentro do novo objetivo de publicar resumos, resenhas e números especiais sobre diversos temas da Ecologia e áreas afins. Em 2010 a revista passa a se chamar Oecologia Australis. Essa mudança ocorreu devido ao crescimento da Oecologia Brasiliensis e sua consolidação como um periódico importante para a comunidade científica brasileira, que demandava um veículo de publicação que incluísse pesquisadores de outros países da América Latina e de outros continentes. Em 2020, uma nova etapa se iniciou, por meio da parceria com a Associação Brasileira de Ciências Ecológicas e Conservação (ABECO). Com esta nova associação, esperamos alcançar um público ainda maior e fomentar mais discussões ecológicas no hemisfério sul. Oecologia Australis oferece acesso aberto instantâneo a todo o público, assumindo que o conhecimento científico deve ser disseminado sem qualquer restrição.
Editora chefe: Dra. Maíra Benchimol
ISSN: 2177-6199
SCImago Journal Rank (SJR): 0,21 (2022)
CiteScore Scopus: 1,2 (2022)
Biological Abstracts
Zoological Records
CHAMADA VOLUME ESPECIAL