Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

INFORMAÇÕES GERAIS

Oecologia Australis publica manuscritos sobre todos os aspectos da Ecologia, com conteúdo completo de acesso aberto a todos os leitores. A submissão dos artigos é eletrônica, ocorrendo diretamente em nosso site (https://revistas.ufrj.br/index.php/oa) via formulário de submissão. Os manuscritos são aceitos em três idiomas: português, inglês e espanhol. Todos os manuscritos aceitos são cobrados pela publicação. O valor refere-se apenas aos custos de publicação: para associados da ABECO este valor é de R$ 200,00 e para não associados de R$ 300,00. Se você deseja se tornar membro da ABECO, consulte https://abeco.org.br/

A revista aceita a submissão de manuscritos que atendam aos critérios gerais de relevância e excelência científica. Os tópicos de interesse incluem:

1. Ecologia de organismos (ecofisiologia, comportamento animal, história natural, biologia evolutiva de organismos, desenvolvimento ecológico)

2. Ecologia populacional

3. Ecologia de comunidades e metacomunidades

4. Ecologia do ecossistema

5. Biogeografia e macroecologia

6. Ecologia evolutiva

7. Limnologia e oceanografia

8. Biologia da conservação, manejo ambiental e de espécies

9. Ecologia da paisagem

10. Educação ambiental

11. Lista de espécies e expansão da distribuição geográfica conhecida, desde que inclua uma perspectiva ecológica

 

LISTA DE PREPARAÇÃO DE SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade de sua submissão com todos os itens a seguir. Submissões que não aderirem a essas diretrizes serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição deve ser original, inédita e trazer novidade ao conhecimento científico. Os manuscritos não devem estar sob revisão em nenhum outro periódico;

2. Certifique-se de que o manuscrito segue todas as normas da revista. As seções e o formato do texto devem estar de acordo com as Diretrizes para Autores (veja abaixo). Os manuscritos devem ser enviados em arquivo MS Word (formato .doc ou .docx). Não serão aceitos manuscritos em Portable Document Format (.pdf). Antes de enviar, verifique se a contagem de palavras e seções do seu manuscrito seguem as regras da revista:

 

Comprimento máximo¹

Comprimento máx. (Abstract)

Seções²

Artigo Original

6,000 palavras

300 palavras

Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão

Nota científica

3,000 palavras

150 palavras

Sem divisão

Revisões

8,000 palavras

300 palavras

Introdução, Material e Métodos, Conclusão

Opiniões

1,500 palavras

150 palavras

Sem divisão

¹A contagem de palavras inclui Introdução às referências, legendas de figuras e tabelas e tabelas.

²Todos os manuscritos devem incluir Resumo, Agradecimentos, Referências e legendas de Figuras/Tabelas.

3. A Carta de Apresentação deverá ser enviada como “material suplementar” no sistema online como Portable Document Format (.pdf) seguindo todo o conteúdo obrigatório. Consulte a subseção “Carta de apresentação” abaixo para encontrar o modelo com o conteúdo obrigatório da carta. Certifique-se também de que as figuras e arquivos de materiais complementares sejam submetidos por meio do sistema on-line.

4. Preencha cuidadosamente os metadados de submissão, que é um arquivo que inclui todas as informações de cada coautor listado. Certifique-se de que todas as informações sejam fornecidas no perfil de cada autor: nome, e-mail, afiliação, país e ORCID iD. As informações de filiação devem ser preenchidas nesta ordem: com instituição, divisão de pesquisa, departamento, programa de pós-graduação, grupo ou laboratório de pesquisa, rua, caixa postal, CEP, cidade, estado, país, ORCID. Não inclua nenhum acrônimo.

5. Manuscritos não escritos na língua nativa dos autores devem ser cuidadosamente revisados antes da submissão. Além disso, o editor pode solicitar que os manuscritos tenham sua redação revisada antes da publicação. Há sempre a opção de enviar os manuscritos em português ou espanhol. Manuscritos escritos em português ou espanhol requerem um título e um resumo em inglês. Tabelas e figuras de artigos escritos em português ou espanhol requerem uma segunda legenda em inglês.

6. Os arquivos do manuscrito e das figuras não devem ser maiores que 2Mb durante a submissão. Caso o manuscrito seja aceito, o editor entrará em contato com os autores e solicitará o envio das figuras em alta resolução por e-mail; neste caso, os arquivos podem ser maiores que 2Mb, mas arquivos maiores que 20Mb não serão aceitos. As tabelas devem estar no final do manuscrito e devem estar em formato editável. As figuras devem ser enviadas como material suplementar, por favor inclua as legendas das figuras no final do manuscrito (logo antes das tabelas).

7. É obrigatória a declaração formal de que os experimentos envolvendo seres humanos ou animais de laboratório foram conduzidos de acordo com as diretrizes éticas institucionais e nacionais que as normatizam em estudos científicos. Os autores também devem relatar na seção de métodos números de licença e autorizações de instituições competentes.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

1. Para iniciar o processo, o autor correspondente deverá se cadastrar em nosso site: Register (ufrj.br);

2. Baixe o modelo da carta de apresentação (veja o link na seção 1. Carta de apresentação) e envie-o em formato pdf. Veja abaixo as informações obrigatórias que precisam constar na carta de apresentação.

3. Preencha cuidadosamente os metadados da submissão, que é um arquivo que contém todas as informações de cada coautor listado;

4. Leia atentamente a seção “Normas Gerais e Formatação do Manuscrito” abaixo e prepare seu manuscrito seguindo as instruções fornecidas;

 

Observe que:

 

  • Os manuscritos devem ser enviados no formato .doc ou .docx. Não serão aceitos manuscritos em arquivos pdf.
  • Todos os manuscritos enviados serão avaliados em um processo duplo-cego de revisão por pares. Se aceito, o artigo será publicado nas edições seguintes, seguindo cronograma estabelecido pelos editores considerando a ordem de submissão/aceitação. O conteúdo das Opiniões não reflete o ponto de vista da Oecologia Australis; é responsabilidade civil e intelectual dos autores. Os artigos publicados são gratuitos para os autores e totalmente disponíveis/indexados nos bancos de dados Google, Google Scholar, Scopus/Elsevier, SEER/IBICT, Scientific Commons, Dialnet Latindex, Zoological Record e BIOSIS Previews.

 

1. Carta de apresentação

O manuscrito deve ser acompanhado de uma carta de apresentação, seguindo o modelo:

Baixar Modelo de Carta de Apresentação

 

 

2. Seções

2.1. Artigos Originais

Artigos originais devem apresentar resultados inéditos de pesquisas ecológicas. A ênfase é voltada para artigos claros e concisos que apresentam fenômenos ecológicos importantes, testes de hipóteses, desenvolvimento de novas técnicas e novas abordagens. Desencorajamos a submissão de artigos puramente descritivos. A forma como as espécies foram identificadas deve ser explicitada na seção Material e Métodos, preferencialmente auxiliada pela inclusão de fotos. Não aceitaremos manuscritos com os resultados e discussão escritos juntos em uma única seção.

-     Os manuscritos desta seção devem ser divididos em Resumo, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos e Referências. As tabelas e legendas (figuras e tabelas) devem ser incluídas no final do manuscrito.

-     Artigos originais não possuem seção separada Conclusão.

-     A extensão máxima permitida é de 6.000 palavras (Introdução a Referências, Legendas de Figuras e Tabelas e Tabelas).

-     Os resumos devem ter até 300 palavras.

 

2.2. Notas científicas

As Notas Científicas relatam resultados ecológicos restritos ou regionais, com aplicação local ou consequências teóricas e/ou práticas restritas. Listas de espécies devem conter uma discussão sobre a relevância ecológica de seus registros e variação na riqueza e composição de espécies. A inserção de coordenadas geográficas é obrigatória, assim como o número de espécimes tipo para registros de expansão geográfica ou primeiros registros. O esforço amostral realizado para cada grupo ou táxon deve ser de acordo com o tamanho da área amostrada e análises como curvas de rarefação ou outros estimadores devem ser fornecidas.

-     O texto não possui divisões de seções, exceto Resumo, Agradecimentos e Referências.

-     Os manuscritos devem ter entre 1.500 e 3.000 palavras e um resumo curto de até 150 palavras.

 

2.3. Revisões

As revisões devem ser manuscritos sintéticos e abrangentes que estabeleçam novos padrões em Ecologia. Os autores devem trazer visões críticas e interpretativas de um determinado assunto, fundamentais para a compreensão dos princípios ecológicos. As resenhas devem ser mais do que simples artigos de 'estado da arte'. Em vez de focar apenas na literatura recente e destacar tópicos da moda, as revisões devem refletir o desenvolvimento de um tópico e abranger história natural relevante, dados observacionais e experimentais, análises, modelos e teoria. O(s) autor(es) também pode(m) apresentar direções futuras para o campo de pesquisa; espera-se que os autores possam trazer sua própria visão ou nova interpretação para o campo de pesquisa. A seção Material e Métodos deve descrever como foi feita a busca na literatura (descrevendo as palavras-chave utilizadas, as plataformas utilizadas para a busca e o período pesquisado).

-     A revisão deve ter Introdução, Material e Métodos e Conclusão. As seções adicionais são opcionais (por exemplo, Resultados, Discussão).

-     As revisões não devem exceder 8.000 palavras.

-     Os resumos devem ter até 300 palavras.

 

2.4. Opiniões

As opiniões devem trazer aos leitores percepções e opiniões inéditas sobre temas atuais e polêmicos da Ecologia. Os manuscritos desta seção não têm divisão. As seções de Agradecimentos e Referências podem ser usadas, se apropriado. O principal objetivo desta seção é promover uma ampla discussão entre os pesquisadores.

-     A extensão máxima permitida é de 1.500 palavras.

-     Os resumos devem ter até 150 palavras.

 

3. Regras Gerais e Formatação do Manuscrito

Os autores devem formatar o manuscrito no momento da submissão seguindo as regras gerais abaixo.

Os manuscritos devem estar no formato .doc ou .docx. As margens da página são de 2,5 cm para cima e para baixo e 3,0 cm para a esquerda e para a direita. Em todo o texto usar fonte tamanho 11, Times New Roman, alinhamento à esquerda, espaço duplo, exceto para legendas de figuras e tabelas e para a primeira página (consulte as orientações para a primeira página). Para legendas de figuras e tabelas usar fonte tamanho 10, Times New Roman, alinhamento à esquerda, espaçamento simples.

3.1. Primeira página

3.1.1. Título curto

Forneça um título curto de até 65 caracteres (com espaços). Use letra minúscula (exceto primeira letra do título e de nomes próprios), tamanho 12, Times New Roman, itálico (com exceção do nome científico da espécie e palavras de língua estrangeira), centralizada.

3.1.2. Título

Até 20 palavras em maiúsculas, sem itálico (com exceção do nome científico da espécie e palavras de língua estrangeira), fonte tamanho 13, negrito, Times New Roman, centralizado).

3.1.3. Autores e afiliações

Evite número excessivo de autores. Todos os nomes dos autores devem ser escritos por extenso (nome, segundo nome e sobrenome), em letra minúscula, tamanho 11, fonte Times New Roman, itálico, centralizado. Identifique os autores com números sobrescritos correspondentes à afiliação institucional. Separe os nomes com vírgulas, exceto os dois últimos, que são ligados por um “&”. Marque o nome do autor correspondente com um asterisco sobrescrito.

A afiliação deve ser colocada logo abaixo, em letra minúscula, tamanho 8, Times New Roman, alinhamento à esquerda, espaço duplo. As informações de afiliação devem ser preenchidas com instituição, divisão de pesquisa, departamento, programa de pós-graduação, grupo ou laboratório de pesquisa, rua, caixa postal, CEP, cidade, estado, país, nesta ordem. Não inclua nenhum acrônimo.

Inclua todos os e-mails dos autores. O email do autor correspondente deve ser seguido de “(*autor correspondente)”.

 

Exemplo de primeira página:

Gender equality in Oecologia Australis

 

IS OECOLOGIA AUSTRALIS PROMOTING GENDER EQUALITY IN ITS REVIEW PROCESS?

 

Camila dos Santos de Barros1*, Nuria Pistón1, Ana Cláudia Delciellos& Melina de Souza Leite3

 

1Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, CEP 21941-590, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.

2Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução, Rua São Francisco Xavier, nº 524, Maracanã, CEP 20550-900, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.

3Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências, Departamento de Ecologia, Rua do Matão 321, Travessa 14, São Paulo, SP CEP 05508-090, Brazil

E-mails: camilasdebarros@gmail.com (*corresponding author); nuriapiston@gmail.com; anadelciellos@yahoo.com.br; melina.leite@ib.usp.br

3.2. Segunda página

3.2.1. Resumo

Forneça o resumo do seu manuscrito. Manuscritos escritos em português ou espanhol requerem um segundo título e resumo em inglês. Veja “Seções” acima para o limite de palavras de cada tipo de manuscrito.

3.2.2. Palavras-chave

Devem ser fornecidas até cinco palavras-chave em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula. Palavras-chave devem ser diferentes daquelas no título do manuscrito.

Exemplo:

Palavras-chave: ecology journals; gender bias; minority representation; sex bias.

 

3.3. Próximas páginas

3.3.1. Títulos, subtítulos, subitens e texto

Notas de rodapé de página não são permitidas. Não hifenize; nomes e frases em latim ou línguas estrangeiras devem estar em itálico, não sublinhado. A Oecologia Australis aceita até três (3) níveis de organização no manuscrito (título, subtítulos e subitens). Separe os três níveis com um espaço de linha;

  • O TÍTULO DO ARTIGO deve estar em letras maiúsculas, Times New Roman, tamanho 13, negrito e centralizado. Separe os nomes dos autores e o título com um espaço de duas linhas;
  • SUBTÍTULOS (por exemplo, INTRODUÇÃO) devem estar em letras maiúsculas, Times New Roman, tamanho 11, negrito, alinhamento à esquerda;
  • O Subitem I (por exemplo, Área de estudo) deve estar em letras minúsculas, Times New Roman, tamanho 11, negrito, itálico, alinhamento à esquerda.
  • Os Subitens II (por exemplo, Área de estudo 1) podem estar presentes quando necessário e devem estar em letras minúsculas, Times New Roman, tamanho 11, sublinhado, negrito e alinhado à esquerda.

3.3.2. Seções do manuscrito

Introdução: O tema do estudo deve ser descrito de forma sucinta no contexto adequado juntamente com as questões do estudo, objetivos bem definidos e expectativas/hipóteses a serem avaliadas.

Material e Métodos: Por favor, descreva a área de estudo. Incluir o georreferenciado (incluindo o datum das áreas). Descrever todos os procedimentos utilizados, incluindo métodos estatísticos (justificando seu uso com referências) e o software ou ambiente utilizado para análises estatísticas. Por exemplo, se a Análise de Variância (ANOVA) de 2 vias foi usada para avaliar os efeitos do sexo e da estação, ela deve ser mencionada em Material e Métodos, e apenas os resultados dessas análises F (com df como subscritos) e p- valores devem ser declarados nos Resultados. Todos os detalhes dos resultados estatísticos devem ser fornecidos e os graus de liberdade devem ser relatados como subscritos das estatísticas de teste. Ao usar outras estatísticas, como seleção de modelos, informe e justifique os modelos e sua escolha, bem como o relatório completo das estatísticas AIC, Wald e outros. Inclua o número da amostra usada para as análises. Os autores devem incluir nesta seção as licenças apropriadas para estudos com animais, plantas e/ou humanos, incluindo número de autorização. Veja mais informações sobre padrões de ética em pesquisa em Sobre a Revista. Equipamentos de pesquisa registrados devem ter a notação® em sobrescrito.

Resultados: Descreva os resultados obtidos. Não repita no texto as informações fornecidas nas tabelas e figuras.

Discussão: Uma ampla discussão das implicações ecológicas dos resultados do estudo deve ser incluída, bem como a limitação do estudo. Por favor, reitere os principais objetivos e hipóteses e destaque a conclusão principal (mensagem para levar para casa). Uma seção separada Conclusões é necessária apenas para Revisões.

Agradecimentos: Deve ser incluído antes da seção da lista de referências. Use esta seção para agradecer a todos que o ajudaram de alguma forma que não na redação do manuscrito, na complexidade teórica e nas conclusões de seu estudo. Por favor, enumere as fontes de financiamento (nomes completos), incluindo os números dos processos (não se esqueça de incluir esta informação sobre o apoio financeiro nos metadados).

 

3.4. Referências

Os parágrafos devem ter recuo de 1 cm. Incentivamos o uso de software gerenciador de bibliografia (por exemplo, Mendeley desktop, http://www.mendeley.com/), mas certifique-se de que as referências sigam o formato correto de acordo com um dos tipos de referência abaixo. As referências devem incluir, sempre que possível, os números DOI ao final da citação. O uso do número da emissão entre parênteses é obrigatório. Remova todos os hiperlinks.

 

3.4.1. Artigos

Einstein, A. 1905. On the electrodynamics of moving bodies. Annalen Der Physik, 17(4), 1–26. DOI: 10.1088/0143-0807/27/4/007

Campbell, J. L., & Pedersen, O. K. 2007. The varieties of capitalism and hybrid success. Comparative Political Studies, 40(3), 307–332. DOI: 10.1177/0010414006286542

Watson, J. D., & Crick, F. H. C. 1953. Molecular structure of nucleic acids; a structure for deoxyribose nucleic acid. Nature, 171(4356), 737–738. DOI: 10.1038/171737a0

Accadia, T., Acernese, F., Alshourbagy, M., Amico, P., Antonucci, F., Aoudia, S., & Zhang, Z. 2012. Virgo: a laser interferometer to detect gravitational waves. Journal of Instrumentation, 7(03), P03012–P03012. DOI: 10.1088/1748-0221/7/03/P03012

 

3.4.2. Livros

Borges, J. L. 1999. Selected non-fictions. E. Weinberger (Ed.), New York: Viking: p. 559.

Dunnett, N., & Kingsbury, N. 2008. Planting green roofs and living walls. 2nd ed. Portland, OR: Timber Press: p. 328.

Hancké, B., Rhodes, M., & Thatcher, M. 2007. Beyond varieties of capitalism: conflict, contradiction, and complementarities in the European economy. Oxford and New York: Oxford University Press: p. 438.

 

3.4.3. Capítulos de livros

Mares, I. 2001. Firms and the welfare state: when, why, and how does social policy matter to employers? In: P. A. Hall & D. Soskice (Eds.), Varieties of capitalism. The institutional foundations of comparative advantage. pp. 184–213. New York: Oxford University Press.

 

3.4.4. Teses e dissertações

Teses e dissertações podem ser citadas, preferencialmente aquelas cujos arquivos em formato digital estejam devidamente disponíveis no banco de dados da universidade de origem. Neste caso, os links da web devem ser informados na seção Referências. Note: Monografias não são aceitas como referência.

Brennand, P. G. de G. 2010. Variação geográfica do gênero Hylaeamys Weksler, Percequillo, Voss (2006) (Cricetidae: Sigmodontinae) na Floresta Atlântica. Master thesis. Universidade Federal da Paraíba. p. 214.

Loretto, D. 2012. Ecologia de pequenos mamíferos arborícolas: estado do conhecimento, métodos de amostragem e estudo populacional, com ênfase no bioma da Mata Atlântica. Doctoral thesis. Universidade Federal do Rio de Janeiro. p. 197.

 

3.4.5. Relatórios técnicos

Ahlquist, J. S., & Breunig, C. 2009. Country clustering in comparative political economy. No. 9--5; p. 32. Cologne: Max-Planck Institute for the Study of Societies. Retrieved from www.mpifg.de/pu/mpifg%7B_%7Ddp/dp09-5.pdf

CSL search by example. (n.d.). Retrieved on December 15, 2012, from http://editor.citationstyles.org/searchByExample/

Soares, M. L. G. 2002. Diagnóstico de danos causados aos manguezais da baía de Guanabara pelo derramamento de óleo ocorrido em janeiro de 2000. Relatório Técnico. Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMADS), Rio de Janeiro. p. 270.

Projeto PLANÁGUA SEMADS, & GTZ de Cooperação Técnica Brasil - Alemanha. 2001. Bacias hidrográficas e rios fluminenses - Síntese informativa por macrorregião ambiental. p. 741a. ed. SEMADS, Rio de Janeiro, RJ.

 

3.4.6. Atos normativos, resoluções, regulamentos, entre outros

Segundo a NBR 6023 ABNT, 2002 (Associação Brasileira de Normas Técnicas): "Os elementos essenciais são: jurisdição (ou cabeçalho da entidade, se for norma), título, número, data e dados de publicação. No caso de Constituições e suas alterações, entre o nome da jurisdição e o título, deve-se acrescentar a palavra Constituição, seguida do ano de promulgação do ano entre parênteses. "Se disponível na Internet, digite o endereço URL e a data de acesso (mês, dia, ano).

Brasil. 1943. Decreto-lei no 5.452, de 1 de maio de 1943. Lex: coletânea de legislação: edição federal, São Paulo, Brasil.

Brasil. 2003. Presidência da República. Grupo de Trabalho Interministerial. Bases para o enfrentamento da crise emergencial das universidades federais e roteiro para a Reforma Universitária Brasileira. Brasília, DF. (Retrieved on August 11th, 2017, from http://www.sintunesp.org.br/refuniv/GT-Interministerial%20-%20Estudo.htm).

 

3.4.7. Comunicação pessoal e dados não publicados

Oecologia Australis desencoraja os autores a usarem esta referência, exceto em casos especiais, essenciais para a compreensão dos resultados e conclusões do manuscrito. Quando necessário, comunicações pessoais ou dados inéditos devem ser informados no texto apenas da seguinte forma: "[...] J. D. Santos (comunicação pessoal)" ou "[...] J. D. Santos (dados não publicados)".

 

3.4.8. Software e Modelos

A referência válida é o artigo publicado que originalmente explica como usar o software ou descreve o modelo. No corpo do texto, informar a referência do artigo. Na lista de referências, inclua a referência completa seguindo o estilo já descrito acima. Exemplo: "[...] utilizou o software SAM (Rangel et al. 2006)."

 

3.4.9. Resumos publicados em congressos e outros tipos de encontros científicos

Materiais não publicados como referência, como comunicações de reuniões e anais de conferências, não serão aceitos.

 

3.5. Citações no texto

Citações no texto à literatura devem ser citadas primeiro cronologicamente e depois pelo sobrenome do autor seguido do ano da publicação, em letras minúsculas, por exemplo: Walstad et al. (1970), Odum (1983), Margulis & Sagan (2002). Use uma vírgula para separar diferentes citações, por exemplo: (Tencaten 1989, Silva & Costa 1993, Carmo et al. 2009) e diferentes citações do mesmo autor (por exemplo, Wetzel 1990, 1995). Quando forem feitas referências a mais de um estudo publicado no mesmo ano pelo mesmo autor, use letras minúsculas para distingui-los (por exemplo, Wetzel 1983a, 1983b).

 

3.5.1. Transcrições literais

Essas citações, de qualquer extensão, devem ser delimitadas por aspas duplas seguidas dos dados e da referência consultada, ou seja, nome(s) do(s) autor(es), ano de publicação, página. A transgressão desta regra implica plágio.

Exemplo: "Despite all the controversies, biologists continue to generalize. Not only in textbooks but also in specialized journals, biological generalizations and implications are presented and discussed all the time. It is evident, therefore, that empirical generalizations play important roles in research and scientific understanding of the biological world "(El-Hani 2006, p. 19).

 

3.5.2. Transcrições indiretas

Evite isso. No entanto, Oecologia Australis pode aceitar a citação indireta de material original, indisponíveis para consulta e essenciais para as conclusões do manuscrito. Nestes casos, a palavra latina apud deve ser usada. Incluir apenas o estudo consultado na seção de referência. No caso do exemplo abaixo, inclua apenas Gall & Crandell (2008) na seção de referências.

Exemplo: "The results suggest that the current distribution of honeybees in the New World reflects niche breadth of originally introduced subspecies (Wales 1939 apud Gall & Crandell 2008)."

 

3.5.3. Acrônimos e abreviações

O significado das siglas deve ser informado na primeira vez que aparecer no texto. Evite o uso de abreviaturas. Sempre que necessário, certifique-se de seguir o uso típico de falantes nativos. Nas legendas das Tabelas e Figuras apresentá-lo de forma não abreviada, com siglas e abreviaturas entre parênteses. Use a abreviatura "vs." em itálico, tanto o texto quanto as figuras e tabelas, para significar versus.

 

3.6. Figuras e tabelas

Os autores que desejam incluir figuras, tabelas ou passagens de texto que já foram publicadas em outro lugar devem obter permissão do(s) proprietário(s) dos direitos autorais e incluir evidências de que tal permissão foi concedida ao enviar seus trabalhos. A referência à fonte original deve ser incluída na legenda e na lista de referências.

Tabelas e Figuras devem ser rotuladas com letras minúsculas e em negrito do alfabeto romano (e.g., a).

As legendas devem ser apresentadas no idioma original do artigo (fonte tamanho 10, Times New Roman, alinhado à esquerda, espaçamento simples). Tabelas e Figuras de artigos escritos em português ou espanhol devem ter legenda em inglês, fonte Times New Roman, itálico (exceto palavras em língua estrangeira e nomes científicos), alinhado à esquerda e espaçamento simples. As tabelas são rotuladas na parte superior, enquanto as figuras são rotuladas na parte inferior. Não inclua notas abaixo das tabelas; todas as informações devem ser incluídas na legenda da tabela. O texto dentro das figuras deve ter tamanho de fonte 10 a 14 para garantir a legibilidade. Os autores podem indicar onde as tabelas e figuras devem ser colocadas no texto. Por favor, verifique se as figuras ainda terão informações claras após serem encurtadas para se adequarem ao formato final do artigo.

Não há limite para o número de Figuras, mas somente o material estritamente necessário pode ser aceito. As figuras devem ser enviadas como arquivos individuais em arquivos suplementares em formato TIFF ou PNG. Figuras em formato JPEG em alta resolução (por exemplo, maior que 800 x 800 pixels e 600 dpi) podem ser aceitas. As figuras não têm margens ou linhas externas. Se a figura tiver margens ou linhas externas, os autores deverão corrigi-las. Figuras coloridas são publicadas sem nenhum custo. Os autores devem estar cientes de que os símbolos das figuras devem ser grandes o suficiente para serem legíveis após a redução de tamanho na publicação final. Caso o manuscrito seja aceito, serão solicitadas figuras em alta resolução e os arquivos deverão ser enviados por e-mail caso tenham mais de 2MB. Arquivos com mais de 20Mb não serão aceitos.

As tabelas devem ser editáveis e não exceder 16,5 x 24,0 cm. Use fonte tamanho 10, Times New Roman, justificada ou centralizada para o conteúdo da tabela. Inserir tabelas no final do texto principal com a legenda, e construí-la utilizando a opção “Tabela” do processador de texto. As tabelas devem conter apenas bordas horizontais no início e no final da tabela e para separar os cabeçalhos dos dados. Não use linhas verticais. É importante que as informações sejam apresentadas de forma organizada e, nesse sentido, as linhas horizontais devem ser usadas com moderação.

Não use frases passivas e indicativas ao se referir a Tabelas e Figuras no texto. Em vez de "Como podemos ver na Figura 2, o número de [...]" use "A precipitação foi maior entre setembro e março (Figura 2)". As Figuras e Tabelas devem trazer informações com o mínimo de dependência do texto, as legendas devem ser autoexplicativas e essas informações não devem ser, em hipótese alguma, descritas de forma redundante no texto.

 

3.7. Apêndices e material complementar

  O Material Suplementar não é essencial para a compreensão do manuscrito e deve ser enviado em arquivo separado e não será diagramado. Informações adicionais não essenciais para a compreensão do estudo, mas que tragam informações importantes ou complementares (número dos comprovantes, lista de coordenadas geográficas etc.) podem ser enviados como Apêndice (e.g., Apêndice 1, Apêndice 2) no final do manuscrito com suas respectivas legendas.

 

3.8. Nomes científicos e unidades

Os nomes científicos devem ser destacados em itálico. A primeira aparição de um nome de espécie no texto deve ser seguida pelos nomes de Ordem e Família entre parênteses. Outras situações devem seguir o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica (http://iczn.org/code) ou o Código Internacional de Nomenclatura para Algas, Fungos e Plantas (http://www.iapt-taxon.org/nomen/main .php). Após a primeira aparição, o epíteto genérico pode ser abreviado. No início das frases, tabelas e figuras, o nome da espécie deve ser grafado por extenso, principalmente nas legendas, tornando-as independentes do corpo do texto. Não adicione o nome e o ano de autoria da espécie tanto no texto quanto nas tabelas.

O formato de todos os números e unidades adotados pela Oecologia Australis segue o Sistema Métrico Internacional e a Organização Nacional de Padronização do Brasil (http://www.bipm.org/utils/common/pdf/si_brochure_8_en.pdf). Os valores de P são mostrados como “p”; graus de liberdade = gl; tamanho da amostra = N; desvio padrão = DP. As coordenadas geográficas devem estar em graus, minutos e segundos, seguidos de datum (por exemplo, 22º11`33.5``S, 44011`33.5``W, datum SAD69). Para horário, não use AM e PM, mas forneça horas e minutos da seguinte forma: 20:40 h; 02h31; 12h50; 14h40.

 

4. Artigos Aceitos

Fique atento aos prazos do processo de submissão. Antes da publicação dos artigos aceitos, os autores recebem versões de prova que devem ser revisadas e devolvidas aos editores até o prazo informado. Nesta etapa, os autores devem revisar o manuscrito em busca de inconsistências quanto à disposição do texto, posicionamento das figuras e tabelas, bem como erros de digitação. Após esse período, não são permitidas alterações. Após o autor correspondente devolver a prova corrigida ao editor, novas correções não serão consideradas.

 

CONTATO

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: oecologiaaustralis@gmail.com

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.