BACTÉRIAS E BIOINDICADORES DE QUALIDADE DE ÁGUAS DE ECOSSISTEMAS ORIZÍCOLAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

  • Maria Helena Lima Ribeiro Reche Unisinos
  • Michele Pittol Unisinos
  • Lidia Mariana Fiuza Unisisnos

Palavras-chave:

Agroecossistemas, coliformes, qualidade microbiológica.

Resumo

A presença de bactérias heterotróficas em ambientes aquáticos, como os agroecossistemas de produção de arroz irrigado, é determinada por processos bióticos e abióticos, onde se destacam os fatores físico-químicos e as interações de elevada complexidade com outros organismos. Nesse trabalho são abordados aspectos relacionados a estas bactérias, tais como: diversidade bacteriana em áreas orizícolas, coliformes totais e termotolerantes como indicadores ambientais. Também são mencionados tópicos relacionados aos wetlands naturais e artificiais, a viabilidade de bactérias entéricas, os impactos, a reutilização e o monitoramento da água nos ecossistemas orizícolas.

 

Biografia do Autor

Maria Helena Lima Ribeiro Reche, Unisinos

MARIA HELENA LIMA RIBEIRO RECHE  DOUTORANDA EM BIOLOGIA, DESENVOLVE ESTUDOS NA ÁREA DE MICROBIOLOGIA AMBIENTAL NOS LABORATÓRIOS DE MICROBIOLOGIA E BIOLOGIA MOLECULAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNISINOS.

Michele Pittol, Unisinos

MESTRANDA EM BIOLOGIA, DESENVOLVE ESTUDOS NA ÁREA DE MICROBIOLOGIA AMBIENTAL NOS LABORATÓRIOS DE MICROBIOLOGIA E BIOLOGIA MOLECULAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNISINOS.

Lidia Mariana Fiuza, Unisisnos

PROFESSORA TITULAR DA UNISINOS, DOUTORA EM CIÊNCIAS AGRONÔMICAS (FITOSSANIDADE). DESENVOLVE PESQUISAS NAS ÁREAS DE MICROBIOLOGIA AMBIENTAL E ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA.

Downloads

Publicado

2010-06-30