EFFECTS OF INFECTIOUS DISEASES AND PARASITES ON HOST POPULATIONS AND NATURAL COMMUNITIES: THE USE OF NON-INDIGENOUS SPECIES (NIS) AS MODELS.

Autores

  • Marcos Robalinho Lima Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Non-indigenous species, release from parasite, parasite-host dynamics, effects of parasites, emergent diseases

Resumo

EFEITOS DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITAS NAS POPULAÇÕES DOS HOSPEDEIROS E NA COMUNIDADE NATURAL: O USO DE ESPÉCIES INVASORAS COMO MODELO. O uso de modelos matemáticos para estudar os efeitos de parasitas e de doenças infecciosas na população de hospedeiros é de extrema importância e pode ajudar na elucidação da dinâmica parasita-hospedeiro. Realmente, esses modelos teóricos podem ser vistos como ferramentas ecológicas e epidemiológicas para auxiliar no controle e prevenção de doenças infecciosas. Apesar da dificuldade em testar as predições desses modelos, alguns experimentos de adição e remoção de parasitas tem ajudado a testar essas predições teóricas. Nesta revisão eu exploro a possibilidade de utilizar espécies invasoras como experimentos ‘naturais' de remoção de parasitas, uma vez que essas espécies perdem seus parasitas no processo de introdução, assim como de adição de parasitas (nesse último caso através dos estudos de controle biológico). Esses estudos indicam que as espécies invasoras apresentam menor taxa de prevalência e riqueza de parasita, e consequentemente, apresentam maior desempenho populacional na região introduzida do que em sua região nativa. Estudos referentes à introdução de doenças infecciosas demonstram que a redução na abundância do hospedeiro pode ter efeitos secundários na comunidade e nos ecossistemas. Além do mais, foi observado que hospedeiros que não apresentam resistência aos novos parasitas introduzidos estão em perigo de serem extintos, principalmente se hospedeiros reservatórios estão presentes. Contrariamente, hospedeiros raramente serão extintos, mesmo com baixa resistência à doença, quando o sistema consiste de apenas um parasita-hospedeiro, como esperado em modelos teóricos. Por final, parasitas podem desempenhar papéis-chave na comunidade quando esses conseguem parasitar mais de um hospedeiro devido à competição aparente.

Palavras-chave: Espécies invasoras; liberação de parasitas; dinâmica parasita-hospedeiro; efeitos de parasitas; doenças emergentes.

Biografia do Autor

Marcos Robalinho Lima, Universidade de Brasília

Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília 

Downloads

Publicado

2010-07-03