TEORES DE MATÉRIA ORGÂNICA, CARBONO ORGÂNICO, NITROGÊNIO, FÓSFORO, E FEOPIGMENTOS NO SEDIMENTO DE ALGUNS ECOSSISTEMAS LACUSTRES DO LITORAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Francisco de Assis Esteves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • M S Suzuki Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • M.F. P Callisto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • P R Peres-Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

carbono orgânico, lagoas, feopigmento

Resumo

Perfis verticais (“cores”) de sedimento foram coletados em 18 lagoas localizadas no município de Linhares, região do baixo rio Doce, em 1986. Foi estudado o seimento das lagoas Juruparanã, Nova, Palmas, Palminhas, Durão, Aviso, meio, Aguiar, Dentro e Sabiá, localizados sobre a Formação Barreiras e as lagoas Cacimba, Parda, Suruaca, Zacharias, Bonita e Machado na planície deltáica quartenária. Os perfis foram analisados quanto aos teores de matéria orgânica, carbono orgânico, nitrogênio orgânico, fosfato disponível e feopigmentos, que mostraram uma grande variação, nos valores entre as lagoas estudadas. De forma geral, as lagoas da planície quaternária apresentaram valores mais baixos em relação às lagoas localizadas sobre a Formação Barreiras.

Para simplificar as informações obtidas a partir da análise dos compostos químicos, utilizou-se a técnica de Análise de Componentes Principais. Esta gerou grupos de lagoas distintos quanto aos teores dos diferentes componentes do sedimento, contudo não permitiu a diferenciação destes em sistemas eutrofizados artificialmente e preservados da ação antrópica, indicando que o conhecimento da dinâmica dos sistemas é fundamental nma interpretação da natureza dos dados.

Publicado

2017-02-20