REGULAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA DISPONIBILIDADE DE NITROGÊNIO EM ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CONTINENTAIS

Autores

  • Ana Lúcia Santoro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alex Enrich-Prast Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Nitrogênio, ciclagem de nutrientes, biodisponibilidade, ecossistemas aquáticos.

Resumo

Ecossistemas aquáticos continentais são de extrema importância para a ciclagem global de nitrogênio. Nestes ambientes, grandes quantidades de nitrogênio são fixadas, tornando-se biodisponíveis, e também emitidas para a atmosfera na forma de moléculas reativas. A regulação da disponibilidade de nitrogênio em ecossistemas aquáticos se dá fundamentalmente através de processos microbiológicos e é extremamente importante para a manutenção da dinâmica e funcionamento dos ecossistemas. Esta revisão reúne informações a cerca das principais vias de transformação do nitrogênio em ecossistemas aquáticos continentais, avaliando a importância de cada uma delas para a regulação da biodisponibilidade deste macronutriente nos referidos sistemas biológicos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Santoro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisadora do Laboratório de Biogeoquímica, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alex Enrich-Prast, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Chefe do laboratório de Biogeoquímica, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-02-20