PRODUÇÃO DIVERSIFICADA NO ENTORNO DE RODOVIAS: INTEGRAÇÃO ECOLÓGICA DA AGRICULTURA NO SISTEMA RODOVIÁRIO

Autores

  • Mary E. Lydecker Hargreaves Associates
  • Richard T. T. Forman Harvard University

Palavras-chave:

Direito de passagem, cultivo, paisagem, vida selvagem, cultura

Resumo

A extensa área subutilizada do entorno de rodovias
públicas podem facilmente fornecer valiosos benefícios ambientais, econômicos e culturais para a sociedade.
Além disso, fontes locais de alimentos são prioridades crescentes devido ao aumento dos custos energéticos
e ambientais do transporte de longa distância. Este artigo destaca os objetivos centrais e os princípios da
introdução da produção de alimentos no entorno de rodovias. Sete tipos de cultivos no entorno de estradas
são considerados: vegetais para alimentação, grãos, forragem, frutas, biocombustíveis, composto e pecuária.
Princípios importantes para a incorporação da produção de alimentos no entorno de estradas incluem: localização
em relação ao uso das terras adjacentes; movimento da vida selvagem e biodiversidade; topografia e hidrologia
local; e a combinação de culturas com base nas concentrações de poluentes no entorno das estradas. Possíveis
problemas e suas soluções são examinados, tais como: um sistema de valas e filtragem para águas pluviais
e poluentes aéreos; um padrão de vegetação em faixas com culturas de produtos não comestíveis perto da
estrada e culturas de produtos comestíveis mais longe da estrada; e o posicionamento estratégico de árvores
para estreitar a largura percebida da estrada pelos motoristas, aumentando a sua segurança. Os principais
benefícios da produção no entorno de estradas incluem o fornecimento de terra adicional aos agricultores, uma 

estrutura de vegetação que facilita o movimento dos animais selvagens e reduz os efeitos da fragmentação do
habitat, um símbolo cultural de produtividade em uma paisagem amplamente visível, alimentos produzidos
localmente para mercados e restaurantes, o sequestro de carbono, e o múltiplo uso do direito de passagem
pela biodiversidade e gestão da paisagem. Um estudo de caso utiliza as metas e princípios salientados para
delinear uma estratégia de abordagem específica para a inserção da agricultura diversificada ao longo de 30km
de estrada (MA I-495), próxima de Boston, Massachusetts (USA). Agora, a ampliação de desenhos e projetospiloto
é necessária para introduzir a nossa próxima geração de estradas, onde tornem-se regras a apreciação
pública da produção local de alimentos, os usos múltiplos da infraestrutura e a manutenção da paisagem
selvagem.

Downloads

Publicado

2013-07-21