O Ensino de Filosofia diante do fim do mundo

Coordenadas conceituais para a geração de sentidos-outros

Autores

Palavras-chave:

ensino de filosofia, fim do mundo, filosofia(res), pensamento além dos muros

Resumo

O que pode a filosofia (e seu ensino) diante do fim do mundo? Ensaiamos neste artigo uma resposta que passa pela sugestão de Ailton Krenak de adicionar sempre mais uma história para contar, construindo paraquedas coloridos para adiar o fim; pela crítica de Saidyia Hartman ao mundo organizado pela supremacia branca; e pela discussão de Silvio Gallo sobre a metodologia do ensino de filosofia como produção de conceitos. Em última análise, pretendemos enfatizar uma discussão detalhada da prática filosófica em sua relação com seu ensino, de modo a extrair desta estratégias renovadas para pensar o lugar da filosofia em um sistema educacional precarizado que deve se reinventar para além de seus muros em ruínas (sejam conceituais, institucionais ou físicos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Henrique da Mota Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Filosofia (PPGF/UFRJ) e Mestre em História e Filosofia das Ciências (HCTE/UFRJ), é licenciado em biologia (IB/UFRJ) e licenciando em filosofia (IFCS/UFRJ), com experiência em Filosofia da Biologia, da Mente, da Educação, questões de Gênero e Sexualidade, Pensamento Complexo e as interseções entre Economia/Ecologia/Ontologia Políticas.

Referências

BADIOU, Alain. Manifesto pela Filoso-fia. Versão e nota: MD Magno. Rio de Janeiro: aoutra editora, 1991.

GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus Editora, 2012.

HARTMAN, Saidiya. O Fim da Supre-macia Branca. Tradução de André Capilé. São Paulo: Fósforo, 2021.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MITTELSTRAß, Jürgen. Die Zukunft des Wissens: XVIII. Deutscher Kongress für Philosophie Konstanz 1999 Workshop-Beiträge. Universitätsverlag Konstanz, 1999.

YAMPARA-HUARACHI, Simón. Cos-movivência andina: viver e conviver em harmonia integral — Suma Qamaña. Tra-dução de Maricélia Nunes dos Santos. In: Revista Laje, Salvador, v. 3, n. 1, p. 136–161, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/laje/article/view/60548 Acesso em: 20 ago. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-23