POLÍTICAS HOSTIS COM O BÁRBARO: O CASO DE MEDEIA

Autores

  • Fábio de Souza Lessa Professor associado de História Antiga do Instituto de História (IH) e dos Programas de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) e de Letras Clássicas (PPGLC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). https://orcid.org/0000-0002-4829-6651
  • Guilherme Lemos Nogueira Professor substituto de Língua e Literatura Grega na Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrando em Língua Grega do Programa de Pós-Graduação de Letras Clássicas (PPGLC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a orientação da professora Glória Braga Onelley

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v24.n4

Palavras-chave:

Grécia clássica, Eurípides, etnicidade, Medeia.

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar a vulnerabilidade do estrangeiro, com base na obra euripidiana Medeia. Assim, discutimos também a noção de etnicidade helênica e o ethos da heroína Medeia, que rompe com o modelo esperado para a mulher ideal na Grécia clássica. Apesar das versões para o mito dessa personagem, a tragédia euripidiana é a responsável por consolidar na literatura o infanticídio como vingança contra o ex-marido Jasão. Ela, que deixara sua pátria para segui-lo, foi abandonada com os filhos e estava sem família e amigos em uma terra estrangeira.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio de Souza Lessa, Professor associado de História Antiga do Instituto de História (IH) e dos Programas de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) e de Letras Clássicas (PPGLC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Membro do Laboratório de História Antiga (Lhia)/UFRJ e membro colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2020-02-18

Como Citar

LESSA, Fábio de Souza; NOGUEIRA, Guilherme Lemos. POLÍTICAS HOSTIS COM O BÁRBARO: O CASO DE MEDEIA. PHOÎNIX, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 66–81, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v24.n4. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32344. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos