POLÍTICAS HOSTIS COM O BÁRBARO: O CASO DE MEDEIA

Auteurs

  • Fábio de Souza Lessa Professor associado de História Antiga do Instituto de História (IH) e dos Programas de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) e de Letras Clássicas (PPGLC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). https://orcid.org/0000-0002-4829-6651
  • Guilherme Lemos Nogueira Professor substituto de Língua e Literatura Grega na Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrando em Língua Grega do Programa de Pós-Graduação de Letras Clássicas (PPGLC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a orientação da professora Glória Braga Onelley

DOI :

https://doi.org/10.26770/phoinix.v24.n4

Mots-clés :

Grécia clássica, Eurípides, etnicidade, Medeia.

Résumé

Neste artigo objetivamos analisar a vulnerabilidade do estrangeiro, com base na obra euripidiana Medeia. Assim, discutimos também a noção de etnicidade helênica e o ethos da heroína Medeia, que rompe com o modelo esperado para a mulher ideal na Grécia clássica. Apesar das versões para o mito dessa personagem, a tragédia euripidiana é a responsável por consolidar na literatura o infanticídio como vingança contra o ex-marido Jasão. Ela, que deixara sua pátria para segui-lo, foi abandonada com os filhos e estava sem família e amigos em uma terra estrangeira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fábio de Souza Lessa, Professor associado de História Antiga do Instituto de História (IH) e dos Programas de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) e de Letras Clássicas (PPGLC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Membro do Laboratório de História Antiga (Lhia)/UFRJ e membro colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

Téléchargements

Publiée

2020-02-18

Comment citer

LESSA, Fábio de Souza; NOGUEIRA, Guilherme Lemos. POLÍTICAS HOSTIS COM O BÁRBARO: O CASO DE MEDEIA. PHOÎNIX, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 66–81, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v24.n4. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32344. Acesso em: 9 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos