DE IÚLO AOS IULII: AS GENTES ROMANAS E ITÁLICAS EM BUSCA DO PASSADO HEROICO

Autores

  • Ana Teresa Marques Gonçalves Professora associada III de História Antiga e Medieval na UFG. Doutora em História pela USP.
  • Thiago Eustáquio Araújo Mota Professor adjunto de História Antiga na UPE. Doutor em História pela UFG.

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v22.1n4

Palavras-chave:

Genealogia heroica, gens Iulia, Roma republicana, Eneida.

Resumo

Neste trabalho temos a intenção de mapear historicamente a formação da genealogia heroico-divina dos Iulii (família de Júlio César e do imperador Otávio Augusto) e suas múltiplas e contextuais apropriações pelos atores históricos para então compreender sua acomodação à arquitetura do épico de Virgílio, a Eneida. Repensar as origens da gens e buscar uma vinculação com o passado heroico foi uma solução plausível para novos ramos que apareceram no cenário político ostentando antigos nomes gentílicos, e uma maneira de transformar esse elo ancestral em um distinto predicado digno de ser relembrado em escritos de toda sorte, monumentos e moedas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

GONÇALVES, Ana Teresa Marques; MOTA, Thiago Eustáquio Araújo. DE IÚLO AOS IULII: AS GENTES ROMANAS E ITÁLICAS EM BUSCA DO PASSADO HEROICO. PHOÎNIX, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 72–93, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v22.1n4. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33042. Acesso em: 22 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>