TIROCINIUM FORI: O ORADOR E A CRIAÇÃO DE "HOMENS" NO FORUM ROMANUM
Palavras-chave:
oratória, retórica, gênero.Resumo
O Forum Romanum era o locus do estabelecimento do significado cultural de gênero na Roma antiga, um espaço ordenado para a realização e desenvolvimento dos negócios "masculinos": os discursos políticos, o recenseamento dos cidadãos e os tribunais ali tinham seu lugar. Os negócios "femininos", por sua vez, tinham seu espaço próprio, em torno do Forum Boarium, perto do templo da Mater Matuta, e os rituais femininos mais importantes eram realizados fora do Forum Romanum, com a pouco surpreendente exceção do Templo de Vesta. Todo ano, no dia da Liberalia, os adolescentes romanos de "boa família" eram levados por seus pais ou tutores ao Forum, para se submeterem a uma espécie de "rito de passagem" que, se satisfeitas as suas exigências, lhes garantia a toga virilis. O tirocinium fori (recrutamento para o Forum), que coroava os ritos da Liberalia, era paralelo ao tirocinium militae, criando o corpo masculino do cidadão romano em seu lugar, seu vestuário e seu comportamento. Um importante fator para o bom sucesso dos jovens nos rituais era a formação retórica. A oratória era apropriada aos homens, distinguindo-os das mulheres, de quem era esperada a castidade e, por conseguinte, o silêncio. Cícero, no Brutus e no Pro Caelio, demonstra como este processo educativo masculino era estruturada. O treinamento retórico era fundamental na formação do homem público. O Forum era o locus do bom oradar e do bom cidadão, criando a identidade do vir bonus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).