TERMINALIA: FRONTEIRAS E ESPAÇO SAGRADO

Autores

  • Claudia Beltrão da Rosa Professora associada de História Antiga da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Palavras-chave:

religião romana, religião e política, discursos e rituais, Ordem Sagrada, Terminalia.

Resumo

Os rituais religiosos romanos podem ser analisados como mecanismos que sacralizavam o ordenamento político e social da urbs, instituindo o papel e o lugar de cada coisa e de cada indivíduo na cidade, e suas relações com o “exterior”. Nos marcos de limites de propriedades, não apenas considerações da vida econômica, mas considerações religiosas expressavam e reiteravam a percepção espaçotemporal romana. Apresentaremos uma breve abordagem de alguns elementos dos rituais das Terminalia, dedicados a Terminus, divindade protetora dos marcos territoriais que legitimavam a organização do espaço na Roma arcaica e republicana, e da propagatio terminorum, que fundamentava a concepção de limites territoriais dinâmicos e passíveis de expansão no tempo e no espaço, e sua apropriação pela restauratio augustana.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

DA ROSA, Claudia Beltrão. TERMINALIA: FRONTEIRAS E ESPAÇO SAGRADO. PHOÎNIX, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 82–99, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/36488. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos